ESPAÇO CIDADANIA DA CÂMARA DE VARGINHA COMPLETA UM ANO COM MAIS DE 5 MIL CURRÍCULOS ENCAMINHADOS PARA MERCADO DE TRABALHO

O Espaço Cidadania da Câmara de Varginha completa um ano de muitas alegrias conquistadas nesta trajetória.
Inaugurado em 05 de maio de 2023 com o principal objetivo de oferecer um suporte com computadores para serem utilizados pelas pessoas que necessitassem de acesso à internet, o local se transformou em algo ainda maior.
Desde que foi inaugurado, o Espaço Cidadania foi responsável por ajudar muitas pessoas a conquistarem uma vaga de emprego. “Desde o dia que começamos a funcionar até agora foram mais de 5200 currículos enviados por nós para vagas disponíveis. Um incontável número de pessoas retorna aqui para nos agradecer pelo apoio e por terem conquistado o tão sonhado emprego””, dia Auriene Barbosa, diretora do Espaço Cidadania.
Além da parceria com as empresas que disponibilizam suas vagas e contam com o intermédio para fazer o encaminhamento e até mesmo na ajuda da triagem dos candidatos, no Espaço Cidadania também é realizada elaboração de currículos – um dos únicos locais que realiza esse serviço gratuitamente na cidade - serviços digitais, carteira de trabalho digital, emissão de certidões, emissão de segunda via de serviços públicos, emissão de boletos, entre outros serviços.
“A gente estima que mais de 10 mil pessoas tenham passado por aqui para utilizar algum serviço do Espaço Cidadania durante este ano e é uma imensa alegria que temos conseguido colaborar com qualquer tipo de auxílio que seja, para melhorar a vida da população”, encerrou Auriene.
O Espaço Cidadania da Câmara de Varginha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O telefone e whatsapp para contato e mais informações é o (35) 3219-4757.

THEREZA ZAMBOTTI RECEBE COMENDA DO MÉRITO LEGISLATIVO

A empresária e fotógrafa Thereza Zambotti foi homenageada na noite de ontem (02), na Câmara de Varginha. Ela recebeu a Comenda do Mérito Legislativo, em reconhecimento aos 50 anos de atuação profissional e pela contribuição ao desenvolvimento econômico de Varginha. A homenagem, proposta pelo vereador Dudu Ottoni, foi entregue justamente no mês de maio, que é marcado como mês das noivas. “Thereza é uma pessoa conhecida por estar presente nos momentos mais felizes da vida de muita gente. Fotografou inúmeros casamentos na nossa cidade, registrou muitos bebês, sempre esteve presente nas ocasiões mais festivas e importantes de milhares de pessoas na nossa cidade. Começou a carreira muito cedo e se tornou a grande referência em fotografia de Varginha e região”, disse Dudu Ottoni.
Também prestigiaram a solenidade, compondo a mesa de autoridades, os vereadores Dr Guedes e Joãozinho Enfermeiro, o prefeito, Vérdi Lúcio Melo, o vice-prefeito, Leonardo Ciacci, o ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado Eduardo Ottoni – que estava na plateia e discursou em nome dos amigos - e o filho da homenageada, Agenor Zambotti. “Minha mãe é um grande exemplo me ensinou que a vida é feita de coisas positivas e negativas e quando as coisas negativas acontecerem, a gente precisa tirar lição disso e saber seguir em frente. Te agradeço por tudo que fez por nós e por essa cidade”, declarou Agenor.
Thereza Zambotti é filha de fotógrafo e aprendeu com seu pai a arte da revelação e, aos poucos, com a convivência diária com o ofício paterno, assimilou os meandros da fotografia analógica. Com o falecimento do pai, em 1974, ela assumiu o comando da loja de fotografias e, desde então, é uma grande referência nessa área. “Estou imensamente feliz por essa homenagem. Meu início profissional foi muito difícil, mas tive muitos anjos da guarda comigo e ao passar do tempo foram chegando as conquistas, sempre embasada nos princípios de ajudar os menos favorecidos. Meu obrigada por essa homenagem e esse reconhecimento”, encerrou Thereza.
A homenagem também contou com a presença do marido, Dr. Carlos Alberto Resende, além de amigos, familiares.

VEREADOR COBRA TRANSPORTE ADEQUADO DO LIXO TRANSPORTADO DA ZONA RURAL ATÉ O ATERRO

O vereador Dr. Guedes apresentou uma indicação na Câmara de Varginha solicitando que a Prefeitura implante medidas preventivas e corretivas no transporte da coleta de lixo na zona rural e urbana até o aterro municipal. “Estou atendendo aos pedidos da população zona rural e urbana, que solicitam melhorias no transporte da coleta de lixo até o aterro municipal, com o objetivo de promover uma gestão mais eficiente e sustentável dos resíduos, minimizando os impactos ambientais, reduzindo vazamento ou derramamento de chorume”, explicou. O vereador ainda argumenta que é preciso capacitar constantemente os motoristas e operadores responsáveis pelo transporte de resíduos sobre práticas seguras de manuseio e descarte de resíduos e procedimentos de emergência em caso de acidentes ou derramamentos.

VEREADOR QUESTIONA POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS EM VARGINHA

O vereador Joãozinho Enfermeiro apresentou um requerimento na Câmara de Varginha questionando a Prefeitura se há interesse de se criar um Centro de Convivência público destinado aos idosos. No documento, o vereador justifica que o questionamento é necessário visto que o avanço da idade acompanha uma série de dúvidas e preocupações que vão além do surgimento de doenças e que o número de idosos tem crescido nas últimas décadas. “É preciso pensar medidas para atender à terceira idade de forma benéfica através de projetos sociais, que ofereçam atividades de lazer estimulando a criatividade, o equilíbrio e a atividade física, em um espaço acolhedor, de interação, humanizado, onde, ao fim do dia, os idosos esperam os seus familiares para buscá-los, conforme a necessidade de cada família”, explica.
O requerimento foi encaminhado ao Poder Executivo e aguarda resposta.

VEREADOR PEDE MANUTENÇÃO EM RUA DE GRANDE MOVIMENTO NO CENTRO DA CIDADE

O vereador Dudu Ottoni apresentou uma indicação na Câmara de Varginha solicitando o reparo da pavimentação asfáltica na Travessa Silva Bittencourt, próximo ao n° 301, no centro da cidade. Ele justifica que a medida é necessária tendo em vista o desgaste da pavimentação asfáltica em decorrência de um processo erosivo na via pública. “Os moradores do local nos mostraram que a pavimentação asfáltica apresenta um processo erosivo, com um buraco na via que compromete o tráfego de veículos. Sendo assim, é necessária a realização de medidas, em caráter emergencial, para conter a erosão e recuperar a pavimentação asfáltica. É importante destacar que a Copasa também deve ser acionada, já que o processo erosivo pode ter sido provocado por problemas na galeria de águas pluviais da via”, explica Dudu.

VEREADOR COBRA FISCALIZAÇÃO DE LEI QUE OBRIGA AS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS A REPARAREM O ASFALTO QUANDO REALIZAM SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO NA CIDADE

O vereador Dr. Lucas apresentou um requerimento na Câmara de Varginha questionando a aplicabilidade da Lei Municipal 6870/2021 que trata do recapeamento asfáltico realizado por concessionárias durante a execução de serviços e manutenção em vias públicas. O principal questionamento é como são realizadas as fiscalizações para que as empresas cumpram o prazo legal de 72 horas para conclusão dos serviços de recapeamento nas vias após a realização de uma manutenção. “É preciso que a fiscalização faça a lei ser cumprida. O que não podemos permitir é que as empresas prestadoras de serviço, sejam as contratadas, as permissionárias ou as concessionárias não cumpram com suas obrigações e permaneçam os inúmeros buracos e desníveis nas vias públicas resultantes de operações realizadas por estas empresas. A lei mencionada não está sendo aplicada, pois a empresa de água tem quebrado as vias devido a manutenções, porém não tem cumprido o prazo de 72 horas para fazer a restituição de calçamento, recapeamento ou asfaltamento do pavimento retirado, de acordo com as normas da referida lei”, justificou o vereador.

VEREADOR SUGERE CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO DE LAZER NA COMUNIDADE DOS MARTINS

O vereador Thulyo Paiva solicitou à Prefeitura que providencie a construção de um espaço de lazer na comunidade dos Martins. De acordo com o vereador, a ideia é que essa área seja construída onde é fica o atual conselho comunitário, que está desativado. “A comunidade dos Martins tem muitos moradores e não dispõe de nenhum local adequado para que eles possam ter momentos de diversão com a família ou praticar alguma atividade física”, justifica o pedido.
Thulyo ainda conclui que a área de lazer é muito importante, pois ajuda a promover a saúde das pessoas, gera inclusão social e oferece alternativas de entretenimento de qualidade para os moradores.

Subcategorias

Subcategorias

 

Sessões Plenárias

Compareça às sessões todas segundas e quartas-feiras, à partir das 18 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

 

Pauta das Sessões

 

Assista também através de nossos canais:

 

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper