VEREADOR MARQUINHO DA COOPERATIVA QUER ESCLARECIMENTOS SOBRE ROMPIMENTO DE MANILHAS NA VILA FLORESTA

O rompimento de algumas manilhas na Rua Edith Pereira, localizada no Bairro Vila Floresta, foi motivo de um requerimento apresentado pelo vereador Marquinho da Cooperativa na Câmara Municipal de Varginha. O documento foi encaminhado ao prefeito e à Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa.

O parlamentar solicitou às autoridades, esclarecimentos sobre a responsabilidade pela manutenção das galerias, se as famílias serão indenizadas ou contempladas com aluguel social até a reforma das residências que foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros e ainda, se há previsão para início e término da reforma.

“Há dois meses oficiei os responsáveis explicando a situação desagradável gerada pelo rompimento das manilhas e infelizmente nada foi feito até o momento. Se tivessem tomado alguma providência quando foram notificados, não passariam por este transtorno e nem os moradores atingidos pelos problemas estariam sem respostas. Os danos e prejuízos foram materiais, mas vidas poderiam ter sido perdidas, por isso, precisamos esclarecer e, principalmente, resolver a situação”, finalizou Marquinho. 

PRESIDENTE DA CÂMARA PARABENIZA ORGANIZAÇÃO DO CONCURSO PRINCESINHA DO CAFÉ

Na manhã de hoje (23) foi realizada mais uma edição do concurso Princesinha do Café, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, dentro da programação do evento Café com Tudo, no Teatro Mestrinho.

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni representou o Legislativo e elogiou a realização do evento. “Sabemos a importância do café para Varginha e região e valorizar essa cultura, principalmente entre as crianças, valoriza ainda mais esse produto tão precioso para nossa economia. Além da parte lúdica do desfile, também conseguimos ensinar a essas crianças sobre nossas riquezas e a importância de cultivarmos elas. Parabenizamos a organização do Café com Tudo e a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria da Educação, pelo lindo evento realizado”, disse Dudu Ottoni.

Participaram do desfile crianças da Educação Infantil (0 a 5 anos), na qual cada unidade elegeu sua Princesinha do Café. No desfile todas as princesinhas usaram trajes com referência ao café e receberam uma premiação pela participação.

 

VEREADORES PARTICIPAM DA ABERTURA DOS JEMG E REFORÇAM IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO ESPORTE

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, acompanhado dos vereadores Leonardo Ciacci e Zué do Esporte, participou, na última terça-feira (21) da abertura da etapa microrregional dos Jogos Escolas de Minas Gerais – JEMG/2019, que reúne estudantes-atletas do ensino fundamental e médio de Minas Gerais.

A solenidade de abertura foi realizada no ginásio do Varginha Tênis Clube também contou com a presença de professores, alunos, do vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo, da secretária de Educação, Rosana Carvalho, do secretário de Esportes, Henrique Lemes, representantes da Superintendência Regional de Ensino e Corpo de Bombeiros.

Até sábado (25) Varginha abriga estudantes de 24 municípios da região, que competem nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. “É um orgulho ver a nossa cidade tão movimentada com adolescentes que gostam de esporte. Ser uma das sedes da microrregional dos Jemg é importante para nosso Município que demonstra sua vocação esportiva e valoriza a prática de esportes como uma opção saudável para todos. Desejamos boa sorte a todos que irão competir aqui e ficaremos na torcida para que os alunos de Varginha continuem se destacando, como têm feito nos últimos anos”, disse o presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni.

A etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais acontece em outras 49 sedes de várias regiões do estado. Neste ano, a expectativa é de que 2 mil escolas e 36 mil estudantes participem desta fase da competição.

Quem vencer esta etapa e os quatro primeiros colocados do xadrez vão para  a etapa regional dos jogos. Os vencedores de todas as etapas representarão o Estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

FOTO: Asscom/PMV

VEREADORES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DE ABERTURA DA SEMANA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Dudu Ottoni e os vereadores, Buiú do Ônibus, Delegado Celso Ávila e Zacarias Piva participaram da abertura do 1º Seminário de Prevenção à Violência Doméstica, realizado na noite de ontem (20), no Colégio Marista. O evento, promovido pela Polícia Militar, integra as atividades da Semana de Prevenção à Violência Doméstica, que vai de 20 a 25 de maio.

No evento, que também contou com a presença de estudantes, militares, autoridades e comunidade no geral, houve a apresentação da palestra “Estratégia de Enfrentamento à Violência Doméstica pela PMMG”, ministrada pela major Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues, comandante da Companhia de Prevenção à Violência Doméstica de Belo Horizonte.

A Semana de Prevenção à Violência Doméstica trabalha com o tema: “Cuide-se, sua vida tem valor” ainda contará com workshop, blitz educativa, palestras sobre outros temas e caminhada. “Em nome do Legislativo Municipal parabenizo a Polícia Militar por promover essa discussão importante e necessária, pois cada dia aumenta mais esse tipo de crime e precisamos encontrar soluções para este problema tão grave. Por isso a grande importância deste seminário, que contou com a dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também com grande participação da sociedade”, enfatizou o presidente da Câmara, Dudu Ottoni.

É importante informar que a Polícia Militar possui a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, PPVD, que atua na prevenção e no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Mais informações: 3068-2015 ou pelo Whatsapp: 99826-7978.

 

 

VEREADOR PASTOR FAUSTO PEDE OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NA AVENIDA OTÁVIO MARQUES DE PAIVA

Em atendimento às reivindicações de comerciantes e motoristas que passam pela Avenida Otávio Marques de Paiva, o vereador Pastor Fausto apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Varginha solicitando que a Prefeitura realize operação tapa-buracos na via, especialmente próximo ao viaduto onde se formou há um buraco muito grande que tem tornado arriscado o trânsito por ali.

Segundo o vereador, esse buraco está localizado no meio da avenida e está  atrapalhando o fluxo dos veículos, causando danos aos carros, motos e caminhões. “Essa avenida é bastante movimentada e é um dos principais acessos ao shopping, à rodovia e ao centro da cidade, portanto, essa manutenção é necessária e urgente, pois além dos transtornos ocasionados pelo buraco as pessoas estão correndo sérios riscos de se acidentarem”, justificou Pastor Fausto apresentando fotos do local. 

 

VEREADOR DR. GUEDES REQUER INFORMAÇÕES SOBRE A LIMPEZA DENTRO DO MELÃO

O vereador Dr. Guedes apresentou um requerimento, na Câmara Municipal de Varginha, solicitando à prefeitura informações a respeito da limpeza e vistoria dentro do Estádio Municipal Dilzon Melo – Melão.

O vereador deseja saber com qual frequência é realizada a limpeza do fosso que fica ao redor do campo, se os agentes de combate a endemias realizam regularmente a vistoria do local e ainda, como é feita a drenagem da água parada no fosso.

Durante a reunião, Dr. Guedes apresentou fotos do fosso com água parada e suja, demonstrando muita preocupação com a situação. “A água parada no fosso do campo se torna um ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Como o espaço é bastante frequentado, o local precisa estar muito bem cuidado para evitar o risco de contaminação dos visitantes e também dos moradores da região”, destacou. 

 

AUDIÊNCIA DISCUTE ADOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM VARGINHA

 

Uma audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (16) para discutir a adoção de políticas públicas para pessoas em situação de rua em Varginha. O encontro realizado na Câmara Municipal reuniu representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Habitação e Desenvolvimento Social, da Polícia Militar, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, OAB, Associação Comercial, Instituições de Ensino, Centro POP, Associações, Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, Igreja do Mártir São Sebastião e público em geral. Também estiveram presentes pessoas que estão em situação de rua, inclusive alguns migrantes dos estados da Bahia, São Paulo e um Venezuelano.

A audiência foi proposta pelo vereador Delegado Celso Ávila e abordou questões relativas ao modo como é feito o acompanhamento social, psicológico e de saúde das pessoas em situação de rua e os projetos desenvolvidos na cidade para essa população.

"Notamos que o número de pessoas nas ruas tem aumentado, e com isso, as reclamações da população também. Essa conversa com as entidades, organizações e o poder público, vai nos ajudar a realinhar as ações para termos melhores resultados", comentou o parlamentar.

Em meio ao debate foram apontados como direcionamentos a implantação do consultório de rua, abrigo institucional, geração de empregos e atividades laborais nos espaços públicos, nova sede para o Centro POP - que é uma Instituição de acolhimento especializada para pessoas em situação de rua - implantação de serviço de informação, criação de corpo técnico para as comunidades terapêuticas, campanhas de conscientização, visitas técnicas às instituições de acolhimento, entre outras sugestões que agora serão filtradas e encaminhadas para as autoridades competentes.

Uma das questões mais frequentemente abordada foi o desconhecimento do Centro POP, que é uma instituição responsável por acolher e direcionar as pessoas em situação de rua. Mantido pelo Município, o Centro POP oferece abrigo, alimentação e faz até mesmo encaminhamento dos atendidos para o mercado de trabalho. Muitos presentes desconheciam este trabalho prestado em Varginha e disseram que uma das medidas de apoio para a população seria a divulgação da existência desta instituição, pois quando se encontrar uma pessoa em situação de rua, se faz um direcionamento correto dela para o Centro POP. O endereço é Avenida Francisco Gonçalves Valim, 120 – Rezende. Os telefones para contato são: 3690-2310, de segunda a sexta, das 7h às 17h e tem o celular que funciona 24h que é o 99209-0494.

Na avaliação do vereador Delegado Celso Ávila, a participação das autoridades e do público que lotou o plenário da Câmara, enriqueceu a discussão. “Atingimos com êxito nosso objetivo principal de mobilizar a sociedade. A partir desses direcionamentos vamos traçar um planejamento para que Varginha resolva com seriedade esse problema que é de todos. As sugestões foram elencadas e agora serão encaminhadas para Prefeitura, Governo do Estado e demais setores responsáveis”, disse o vereador.

A audiência pública contou ainda com a participação dos vereadores Buiu do Ônibus, Joãozinho Enfermeiro, Marquinho da Cooperativa e Zilda Silva.

Subcategorias

Subcategorias

 

Sessões Plenárias

Compareça às sessões todas segundas e quartas-feiras, à partir das 18 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
37002-020, Varginha - MG

35 3219 4757

JoomShaper