CÂMARA SOCIAL: Projeto lançado em 2019 aproxima vereadores das entidades assistenciais de Varginha e valoriza o trabalho voluntário realizado no Município

Atenta às demandas da população, a Câmara Municipal de Varginha sempre inova com projetos que aproximam ainda mais os vereadores da comunidade, mostrando que o Legislativo varginhense sai às ruas para conhecer os reais problemas da cidade. Desta forma, semelhante ao que já é realizado com os projetos Câmara nas Empresas e Câmara nas Escolas, neste ano de 2019 foi lançado o projeto Câmara Social, com o objetivo de levar o Legislativo até as entidades sociais, para conhecer de perto a realidade desses trabalhos voluntários que tanto contribuem em várias áreas da assistência social do Município.

Iniciado em março, o projeto teve cinco edições durante o ano, com visitas às entidades:

Recanto da Criança Feliz, em março;

Fundação Varginhense de Apoio aos Excepcionais – Fuvae, em abril;

Projeto Bem-te-Vi, em julho;

Centro Cultural da Juventude, em setembro e

Associação Voluntariado Vida Viva, em outubro

Foi muito bem acolhido pela população e pelas entidades que viram na oportunidade uma maneira de expor seus trabalhos e valorizar suas ações. “Sentimos valorizados por sermos os primeiros a receber o Câmara Social. Temos esse trabalho aqui que atende a cerca de 300 pessoas e sempre precisamos de apoio, pois sobrevivemos de doações e de trabalho voluntário. Estamos localizados em uma comunidade carente, que falta muita coisa e receber representantes do poder público aqui demonstra que eles estão preocupados com a gente. Espero que sejamos atendidos nos pedidos que fizemos”, disse Odília, uma das fundadoras da Associação Recanto Feliz.

Na última instituição visitada, no mês de outubro, o sentimento de reconhecimento foi o mesmo. “Receber os vereadores aqui no Vida Viva é muito importante, pois valoriza o nosso trabalho e demonstra que o Poder Público se importa com o que nós estamos fazendo. Esperamos que vários resultados positivos saiam deste nosso encontro aqui”, disse a presidente do voluntariado Viva Viva Rogéria Alvarenga Fernandes.

Para o presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, o objetivo inicial do projeto foi alcançado. “Pretendíamos, com estas visitas, conhecer de perto a realidade destas instituições. Muitos de nós já sabemos o trabalho extraordinário que é realizado pelos milhares de voluntários de Varginha e isso precisa ser reconhecido, valorizado e recompensado. Desta forma, saímos dos nossos gabinetes e fomos até essas instituições ver as suas reais necessidades agora podemos colaborar de uma forma mais efetiva, com embasamento no que vivenciamos de perto. Aproveito a oportunidade para agradecer aos meus colegas da Mesa Diretora, vice-presidente Marquinho da Cooperativa e secretário Carlos Costa pelo apoio na implantação do projeto e aos demais vereadores que se fizeram presentes nestas visitas”, disse Dudu.

Emendas Impositivas

E com a implantação das Emendas Impositivas, agora fica também mais efetivo esse apoio dos vereadores às instituições, pois eles têm a oportunidade de fazer emendas ao orçamento do município indicando onde os recursos devem ser alocados. Possivelmente, algumas dessas entidades já visitadas, caso cumpram com os requisitos, serão beneficiadas com algum valor advindo das emendas impositivas do Legislativo.

 

 

VEREADOR DELEGADO CELSO COBRA INFORMAÇÕES SOBRE REFORMA NA PRAÇA DA CEMIG

O vereador Delegado Celso Ávila apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Varginha, destinado ao prefeito, cobrando respostas sobre o andamento da obra de reforma na Praça da Cemig, localizada no alto da Vila Paiva.

No documento, ele pediu informações sobre a licitação da obra; qual o valor a ser investido no espaço público; se os recursos destinados à reforma são provenientes de emenda parlamentar ou de recursos próprios do município, dentre outras questões.

“Há dois anos e meio apresentei minha primeira indicação cobrando melhorias na Praça da Cemig e, posteriormente, mais três requerimentos cobrando informações sobre o que seria feito pelo local, porém todos sem sucesso, pois apesar das respostas da Prefeitura indicando que tudo estava encaminhado para o início das obras, nada foi feito no local”, destacou o parlamentar.

Dr. Celso destacou, ainda, a importância da manutenção e da preservação do local, que é um dos pontos mais visitados da cidade.

“Precisamos garantir que a população possa desfrutar de espaços públicos que ofereçam segurança e comodidade, principalmente em nossas praças, que recebem centenas de pessoas todos os dias para a prática de esportes e os momentos de lazer”, finalizou o vereador pedindo o apoio da Administração para o atendimento do pedido. 

VEREADOR CARLOS COSTA COBRA NORMALIZAÇÃO DO AGENDAMENTO DE CONSULTAS NA UNIDADE DE SAÚDE DO SION

O vereador Carlos Costa encaminhou uma indicação ao prefeito e ao secretário de Saúde, cobrando providências quanto à marcação de consultas na Unidade de Atenção Primária à Saúde – UAPS Dr. João Eugênio do Prado, localizada no Bairro Jardim Sion.

A medida atende às reivindicações dos usuários da unidade de saúde, que reclamam das dificuldades no agendamento de consultas médicas.

 “A dificuldade para se conseguir marcar uma consulta é enorme, pois as marcações são feitas apenas na quinta-feira e com vagas limitadas. Os pacientes, em sua maioria pessoas idosas, precisam chegar por volta das cinco horas da manhã ou até mesmo antes, enfrentar uma fila sem nenhuma proteção, acomodação e sem a certeza de que conseguirão marcar a consulta”, informou o parlamentar.

Carlos alertou, ainda, quanto a necessidade de se atualizar as informações sobre o horário de funcionamento da unidade no site da Prefeitura. O serviço funciona das 7 às 17 horas, porém a página informa que o atendimento vai até às 21 horas.

“Esse não é o único problema, já que fui informado pelos munícipes que a médica da unidade irá entrar de férias e ninguém sabe se durante o esse período haverá outro profissional para fazer os atendimentos. São questões que merecem a atenção do Executivo, pois o acesso aos serviços de saúde é um direto do cidadão e uma obrigação do Poder Público”, finalizou Carlos Costa. 

 

 

VEREADORES PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS

O Papai Noel já chegou a Varginha na manhã desta quinta-feira (14). Em uma cerimônia realizada na Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo, o Caic I, do bairro Imaculada, foi lançada a campanha Papai Noel dos Correios, que contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni e dos vereadores Leonardo Ciacci e Zilda Silva. Também estiveram presentes o vice-prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, o gerente de Atendimento dos Correios, Ademir Ribeiro Baldim, servidores da Secretaria Municipal de Educação, professores, alunos e outras autoridades.

O evento marca o lançamento da campanha realizada pelos Correios e que há vários anos presenteia crianças carentes de todo o Brasil. Somente em Varginha estão disponíveis para adoção cerca de mil cartinhas. “É uma iniciativa muito bonita promovida pelos Correios, que reforça a solidariedade que o brasileiro já tem, nesta época do ano. É uma união que essa campanha promove, das pessoas que querem ajudar com essas crianças que merecem ganhar um brinquedo. Parabenizamos a todos dos Correios e também da Secretaria Municipal de Educação que não medem esforços para que essas crianças passem um Natal ainda mais feliz”, disse o presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni.

Quem quiser adotar uma cartinha, basta comparecer na agência central dos Correios de Varginha, no horário das 8h30 às 17h30. Mas o prazo é curto, porque os presentes serão entregues nas escolas no dia 29 de novembro, então eles devem ser entregues um dia antes na agência. O endereço é Praça Quintino Bocaiúva, 124 – Centro

 

VEREADOR ZUÉ DO ESPORTE CONQUISTA BRINQUEDOS PARA PARQUE INFANTIL NO JARDIM PRIMAVERA

A Praça do bairro Jardim Primavera ganhará, até o final deste ano, playground completo com escorregador, balanço, gangorra e carrossel. A implantação que será iniciada em breve faz parte de uma indicação apresentada em março pelo vereador Zué do Esporte que foi atendida com o apoio dos deputados federal Dimas Fabiano e estadual Professor Cleiton.
De acordo com o vereador, os equipamentos já estão em posse da Prefeitura que será a responsável pela instalação dos brinquedos.
Para Zué essa é mais uma conquista importante que vai trazer mais qualidade de vida para as pessoas que frequentam o local. “Esse pedido foi feito em atenção aos moradores do bairro que solicitaram a construção de um espaço de lazer para a comunidade, uma vez que a região carece de espaços públicos com essa finalidade”, lembrou.
Ele destacou ainda que a iniciativa vai contribuir na valorização e visibilidade daquele local.

VEREADORA ZILDA SILVA PEDE INSTALAÇÃO DE CASA LOTÉRICA NA AVENIDA DOS IMIGRANTES

A vereadora Zilda Silva apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Varginha, destinada ao prefeito e aos secretários de Planejamento Urbano e de Governo, solicitando que sejam tomadas as providências necessárias junto à Diretoria da Caixa Econômica Federal, para que uma unidade lotérica seja instalada na Avenida dos Imigrantes.

De acordo com a parlamentar, a região cresceu muito nos últimos anos e o serviço lotérico passou a ser uma necessidade para os moradores que precisam se deslocar até outros pontos da cidade para realizar pagamentos e utilizar os demais serviços oferecidos pela Caixa.

“Temos nesse ponto da cidade uma grande movimentação de pessoas e, por isso, a instalação de uma lotérica na Avenida dos Imigrantes facilitaria muito a vida dos moradores do Cidade Nova, São Sebastião, Santa Maria, Sagrado Coração, Carvalhos, Alto da Figueira, Vargem, Sete de Outubro, São Francisco e vários outros bairros daquela região”, justificou Zilda. 

 

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VARGINHA PARTICIPA DAS ATIVIDADES DA FLIV

5ª edição da Feira Literária de Varginha é realizada na Praça do ET

 

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, participou nesta quinta-feira (07) das atividades do primeiro dia da Fliv 2019 – 5ª Feira Literária de Varginha, realizada na Praça do ET. O evento vai até sábado (09) com uma programação que conta com bate-papo com escritores, lançamento de livros, espetáculos artísticos e musicais, contação de histórias, além de estandes de livrarias e praça de alimentação. “Gostaria de parabenizar toda equipe da Fundação Cultural de Varginha, na pessoa diretor-superintendente, Lindon Lopes, pela organização do evento. A estrutura está impecável e isso só valoriza a cultura no nosso Município. Desejamos muito sucesso e esperamos que o público possa aproveitar bastante a Feira Literária”, disse o presidente Dudu Ottoni.

Nesta sexta-feira, a Fliv tem programação das 10h até 20h e no sábado no mesmo horário.

   Na foto, o superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Lindon Lopes, o presidente da Câmara de Varginha, Dudu Ottoni e o ex-vereador, Júlio Cazelato

 

 

 

Subcategorias

Subcategorias

 

Sessões Plenárias

Compareça às sessões todas segundas e quartas-feiras, à partir das 18 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
37002-020, Varginha - MG

35 3219 4757

JoomShaper