VEREADOR BUIU DO ÔNIBUS PEDE RETIRADA DE LIXO NA ZONA RURAL

O vereador Buiu do Ônibus, durante reunião ordinária da Câmara Municipal de Varginha, solicitou ao Executivo a retirada de lixo e entulhos na estrada da Fazenda Agostinho, sentido a Fazenda Pedreira Santo Antônio.

Segundo o vereador o pedido se justifica pelo fato de há tempos a Prefeitura não recolher o lixo desse local e os resíduos estão se acumulando. “Essa situação tem causado desconforto e transtornos à comunidade, pois prejudica a utilização do ponto de ônibus existente no local, que é muito usado pelos moradores, especialmente pelas crianças”, disse.

O parlamentar ressaltou ainda que o lixo está indo para o Ribeirão Santana, que passa próximo ao local, poluindo o meio ambiente. 

 

 

 

 

 

CÂMARA DE VARGINHA DIVULGA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EM JORNALISMO

A Câmara Municipal de Varginha está com as inscrições abertas para processo de seleção de estágio em Jornalismo. As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente, na Câmara de Varginha, até sexta-feira, dia 13 de março, no horário das 8h30 às 11h e das 13h às 18h. Os interessados também podem se inscrever por meio do link: http://bit.ly/estagiocamara2020.

O edital, com todas as informações, pode ser conferido, pessoalmente, na sede da Câmara Municipal, que fica na Praça Governador Benedito Valadares, 11 – Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 18h. O edital também pode ser acessado neste link: http://www.camaravarginha.mg.gov.br/downloads/edital012020.pdf

ACADEMIA VARGINHENSE DE LETRAS RECEBE COMENDA DO MÉRITO CULTURAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE VARGINHA

Em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (6), a Câmara Municipal de Varginha prestou homenagem de entrega da Comenda do Mérito Cultural à Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC) pelos 60 anos de fundação.

Realizado no Plenário da Câmara, o evento contou com a presença da Presidente da Câmara, Zilda Silva e dos vereadores Zacarias Piva, propositor da homenagem e Leonardo Ciacci.

A Comenda Municipal do Mérito Cultural instituída pela Câmara de Varginha é destinada a prestar homenagem às pessoas, fundações e instituições por sua atuação e contribuição para o desenvolvimento cultural, científico e artístico da cidade.

A presidente da Câmara Zilda Silva destacou em sua fala a importância da entrega da Comenda do Mérito Cultural a AVLAC. “Ao completar 60 anos é mais do que merecido homenagear a Academia Varginhense de Letras. Participo com muito orgulho dessa noite e no mês da mulher quero destacar a atuação das mulheres acadêmicas. Faço isso na pessoa da decana Sra. Terezinha Sério Reis que com tamanha dedicação e afinco engrandece o nome da nossa cidade”, disse.

Em seu discurso, o propositor da homenagem, vereador Zacarias Piva enfatizou a sensibilidade dos acadêmicos em cuidar da história de nossa cidade. “Varginha tem uma riquíssima história muito bem registrada e guardada nessas seis décadas de existência. Grandiosos foram os acadêmicos que ocuparam as cadeiras dessa tão honrosa e respeitada Academia”, destacou.

A homenagem foi recebida pelo presidente da Academia, o historiador e escritor José Roberto Sales, que em seu discurso agradeceu a homenagem em nome de todos os acadêmicos. “À Câmara Municipal de Varginha nossos renovados agradecimentos pela outorga do Mérito Cultural. Esta distinção, com certeza, aumenta ainda mais a responsabilidade social da Academia, com seu corpo de voluntários, na missão de trabalhar pelo desenvolvimento cultural do nosso Município”, finalizou José Roberto.

ESCOLA DO LEGISLATIVO DE VARGINHA ABRE INSCRIÇÕES PARA O PARLAMENTO JOVEM 2020

A Escola do Legislativo "Professor Mário Vani Bemfica" da Câmara Municipal de Varginha abre inscrições para o projeto Parlamento Jovem de Minas 2020, que é vinculado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O objetivo do projeto é repassar aos jovens do Ensino Médio da cidade toda a vivência do Poder Legislativo através de oficinas e plenárias, onde os estudantes são levados a elaborarem propostas temáticas que podem virar leis estaduais.

A temática que será discutida no ano de 2020 é “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e ao todo mais de 110 Câmaras Municipais participam do projeto em Minas Gerais. Serão três etapas divididas em municipal, regional e estadual.

As inscrições são limitadas e os alunos interessados em participar do projeto podem acessar o Formulário clicando no link abaixo ou fazendo a leitura do código QR através do smartphone.

As oficinas terão inicio na segunda quinzena de março.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7Gv0_P3-dLPFVnktf_ZlKhGQC5NHYVKcjU2-BIqWO6_O9-Q/viewform?fbclid=IwAR2m3QOsu0lmHniJFMIpXlzdQ8DNpeYEXvZkmt8Mxf9ZYt2eMm6bDhvyRg0

 

 

ALUNOS DA ESCOLA MARISTA PARTICIPAM DO PROJETO “VISITE A CÂMARA” E CONHECEM O LEGISLATIVO DE VARGINHA

Dois grupos de alunos da escola Marista estiveram na Câmara de Varginha na última sexta-feira (06). Os alunos, com idade entre sete e nove anos, cursam o 3º ano do Ensino Fundamental. A recepção dos alunos marcou o retorno das visitas orientadas ao Legislativo Municipal através do projeto “Visite a Câmara”.
Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo vereador Leonardo Ciacci e pelo diretor da Escola do Legislativo, Gleison Marques e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história do casarão que hoje abriga a Câmara de Varginha e é um bem tombado pelo patrimônio cultural.
Os alunos foram incentivados a participar fazendo perguntas, enquanto de maneira prática e didática o vereador e o diretor da Escola explicaram o trabalho desenvolvido pela Câmara e pelos vereadores no plenário.
O projeto “Visite a Câmara” faz parte das atividades oferecidas pela Escola do Legislativo e visa fortalecer a relação entre a comunidade e o Poder Legislativo.
Toda a comunidade, escolas e demais grupos podem realizar a visita orientada. O agendamento pode ser feito através do telefone (35) 3219-4757.

VEREADOR PASTOR FAUSTO COBRA LIMPEZA AO REDOR DO CAMPO DO FLAMENGO

Através de uma proposição encaminhada à Secretaria Municipal de Obras, o vereador Pastor Fausto solicitou ao Executivo que sejam realizadas diversas intervenções como limpeza, capina e retirada de entulhos e troncos de árvores na rua Delfraro Anselmo, ao lado do campo do flamengo no bairro Campos Elíseos.

De acordo com o vereador, o local que é um barranco está coberto de mato, sujeira e troncos de árvores, o que impede a passagem de pedestres.

“Há naquele local o risco iminente do barranco ceder e causar um acidentes de trânsito ou mesmo acabar atingindo algum pedestre”, relatou o parlamentar, reforçando a necessidade de limpeza do local e se oportuno que seja feita alguma medida de contenção, para impedir o desbarrancamento, bem como, que seja refeita a calçada e o meio fio.

 Pastor Fausto lembrou ainda que o campo do Flamengo é a atual sede de treinamento do BOA Esporte e o Clube por utilizar do espaço público, deveria colaborar com o Executivo na manutenção do local.

 

 

 

 

 

VEREADOR DR. GUEDES PEDE OPERAÇÃO TAPA BURACOS EM AVENIDA DO SANTANA

Diversos questionamentos e a precariedade da manutenção asfáltica da Avenida dos Expedicionários relatada pelos munícipes, levaram o vereador Dr. Fernando Guedes a apresentar uma indicação pedindo que seja realizada operação tapa buraco em toda a extensão da via.

No documento encaminhado ao Executivo, o vereador lembra que tal pedido já foi solicitado em setembro do ano passado e não obteve retorno. “A avenida continua em péssimas condições de uso e a cada dia buracos maiores estão surgindo. O asfalto continua deteriorando-se com o tempo e com as fortes chuvas que atingem nossa cidade”, relatou.

Segundo Dr. Guedes, os buracos na pavimentação asfáltica contribuem para a ocorrência de acidentes de trânsito, além de causar danos aos veículos.

Ele destacou também que a avenida é a principal via do bairro e um importante acesso aos bairros vizinhos, e que por esses motivos possui um grande fluxo de veículos e pedestres.

 

 

 

 

 

 

Subcategorias

Subcategorias

 

Sessões Plenárias

Compareça às sessões todas segundas e quartas-feiras, à partir das 18 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
37002-020, Varginha - MG

35 3219 4757

JoomShaper