- Detalhes
- Escrito por Imprensa
- Publicado: 10 Abril 2025
Na manhã desta terça-feira (08), o projeto Câmara nas Empresas, da Câmara Municipal de Varginha, realizou visita institucional à FADIVA – Faculdade de Direito de Varginha, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Sul de Minas. Participaram da visita o vice-presidente da Câmara, vereador Pastor Faustinho, e os vereadores Alexandre Prado, Ana Rios, Davi Martins e Dudu Ottoni.
A comitiva foi recebida pela presidente da Fundação Educacional de Varginha, Junia Bemfica Guimarães Cornélio, pelo vice-presidente da Fundação, professor Márcio Bemfica, pelo coordenador do curso de Direito, professor Cláudio Vilela Rodrigues e pelo professor Aloísio Rabêlo de Rezende
Com 59 anos de fundação, a FADIVA é referência na formação de profissionais da área jurídica, contribuindo de forma significativa com a história de Varginha e do estado de Minas Gerais. De suas salas saíram ministros, desembargadores, juízes, promotores, advogados renomados e líderes, como o atual presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, e o atual prefeito de Varginha, que também é bacharel em Direito pela instituição.
“O projeto Câmara nas Empresas reforça o compromisso do Legislativo Municipal em conhecer de perto as instituições que fazem a diferença em Varginha e que geram emprego e renda para a nossa população. Hoje, nesse caso específico da Fadiva, também formando cidadãos e transformando realidades por meio do conhecimento jurídico”, destacou o vice-presidente da Câmara, vereador Pastor Faustinho, que também é egresso da instituição.
Cejusc e Seraj
Durante a visita, os vereadores conheceram o funcionamento de dois importantes serviços oferecidos pela FADIVA à população: Cejusc e Seraj
O Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, é um importante serviço gratuito oferecido à população em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O Cejusc atua na resolução de conflitos antes que cheguem ao Judiciário, com agilidade, confidencialidade e legalidade, oferecendo à população soluções pacíficas e acessíveis.
Já o SERAJ – Serviço de Assistência Judiciária, presta atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda, nas áreas Penal, Civil, Execução Penal e Conciliação. Os atendimentos são realizados por estagiários do curso de Direito, sempre sob a supervisão de advogados e professores. Além de elaborar peças e acompanhar processos, os estudantes também atuam em audiências e nas rotinas internas do serviço, exercendo na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
O Cejusc e Seraj da Fadiva realizam atendimentos de segunda a quinta, das 13h às 17h, na Praça das Nações, nº 108 – Vila Pinto. Mais informações pelo WhatsApp: (35) 9 8862-7312.