RODA DE CONVERSA DEBATE INVESTIMENTOS PARA A CAPOEIRA NO MUNICÍPIO DE VARGINHA

A Câmara Municipal de Varginha, representada pelo presidente da Casa, vereador Apoliano do Projeto Dom, recebeu representantes e praticantes da capoeira, atividade que une esporte e arte. O evento foi realizado na noite de quinta-feira (17), no Plenário da Câmara.

Esta foi a primeira roda de conversa com capoeiristas do município e contou com a presença do Osvaldo Henrique Mendonça Teófilo, diretor e responsável pela Associação Cultural Casa da Capoeira; José Manoel Magalhães Ferreira, presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha, na Associação Cultural Casa da Capoeira; Danielle de Souza Guimarães, representando a Fundação Cultural de Varginha; os capoeiristas Paulo Mappa, que está em processo de graduação para o título de Mestre Capoeirista e Donizetti Adão de Oliveira, Mestre Capoeirista e a Monitora na instituição Nova Visão Capoeira, Camila Francisca de Oliveira.

No discurso de abertura Apoliano relembrou a oficialização da capoeira como patrimônio cultural imaterial de Varginha. “No final do ano passado a capoeira foi registrada como patrimônio do nosso município e já se passaram 8 meses. Está na hora de discutirmos políticas públicas voltadas para esse esporte. Precisamos entender o funcionamento dos recursos disponíveis e como eles poderão ser investidos, assim como acontece nas Companhias de Reis, uma vez que elas têm um auxílio financeiro anual para as suas atividades. No entanto, a capoeira tem um certo diferencial, então nós precisamos entender realmente como funciona a liberação desses recursos, para que possamos construir essas políticas públicas e para que todos os grupos de capoeira tenham mais força, assim como aconteceu com as Companhias de Reis. Sem esse incentivo, é capaz de a capoeira acabar, pois há 25 anos tínhamos muito mais grupos, mas aos poucos eles foram acabando. Hoje são poucos os grupos que existem aqui no município e eles são de uma qualidade muito grande de capoeira. Porém, se não tiver um apoio do poder público em sua totalidade, eu acredito que, infelizmente, nós estamos fadados ao fim da capoeira e não é isso que queremos. Por isso, precisamos discutir”, finalizou o vereador propositor.

O debate foi transmitido ao vivo em nossas redes sociais e pode ser acessado através da nossa página no Facebook: Câmara Municipal – Varginha.