VEREADOR REGINALDO TRISTÃO SOLICITA QUE TRATAMENTO ONCOLÓGICO PEDIÁTRICO SEJA OFERECIDO EM VARGINHA

No dia 10 de fevereiro deste ano foi aprovado pelo Senado Federal o Projeto de Lei 3921/2020 que institui a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica. O referido PL estipula diretrizes para prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e assistência social aos pacientes oncológicos de idade entre 0 a 19 anos.

Seguindo essa Política Nacional, o vereador Reginaldo Tristão apresentou um requerimento na Câmara de Varginha solicitando ao prefeito que estude a possibilidade e encontre maneiras para oferecer o tratamento oncológico pediátrico em Varginha. “Nosso Município é um polo regional de saúde e como essa proposta visa, entre outras questões, reduzir a mortalidade de crianças e adolescentes, bem como evitar o abandono ao tratamento, ofertando melhor qualidade de vida a esses pacientes, acredito que seja de extrema importância atender a tal solicitação”, disse o vereador.

O câncer infantil, apesar de raro – representa de 2% a 3% do total dos casos de tumores diagnosticados no Brasil - é a principal doença causadora de mortes na faixa entre zero e 19 anos, com 8.500 novos casos anuais.