VEREADOR ROGÉRIO BUENO RETORNA DA LICENÇA MÉDICA

O vereador Rogério Bueno reassumiu, na noite desta segunda-feira (22), as atividades parlamentares na Câmara Municipal de Varginha, após o período de licença para tratamento de saúde.

Durante sua ausência, a cadeira legislativa foi ocupada pela vereadora Professora Mônica Cardoso, a quem o vereador Rogério Bueno manifesta seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com responsabilidade ao longo dos últimos meses.

Em seu retorno, o parlamentar expressa profunda gratidão à população de Varginha, a todos os colegas vereadores, aos servidores da Casa, à família e aos médicos e demais profissionais de saúde que estiveram sempre presentes, ao seu lado, durante a recuperação. “Estive afastado por licença médica e precisei passar por três cirurgias nesse período. Foi uma fase que exigiu de mim fé, serenidade e confiança. Hoje, ao retornar, tenho a certeza de que a razão deste mandato permanece a mesma: servir”, disse o vereador.

Rogério Bueno reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do município e na defesa dos interesses da comunidade. “Retorno com o mesmo compromisso que sempre orientou a minha trajetória: trabalhar e defender os interesses da nossa população”, concluiu.

UNIFAL É HOMENAGEADA COM COMENDA DO MÉRITO EDUCACIONAL IRMÃ NOEMI

Na noite desta quinta-feira (18) a Câmara Municipal realizou a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Educacional Irmã Noemi à Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, em reconhecimento à sua relevante contribuição para a educação e o desenvolvimento social.

A homenagem foi proposta pela vereadora Professora Mônica Cardoso e a sessão solene foi presidida pelo vereador Bruno Leandro, sendo os dois egressos da Universidade. Também compuseram a mesa o reitor da Unifal, professor Alessandro Antônio Costa Pereira, a vice-reitora, professora Vanessa Bergamin Boralli, o professor Gabriel Rodrigo Gomes Passanha, vice-reitor e diretor em exercício do campus Varginha, além de discentes, docentes e técnicos administrativos da instituição.
O plenário esteve repleto, com a presença de alunos, ex-alunos, amigos da universidade e membros da comunidade, que acompanharam a cerimônia.

Durante o uso da palavra, representantes do corpo discente, docente e técnico-administrativo destacaram a importância da homenagem como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela universidade ao longo dos anos. Já os vereadores ressaltaram o papel fundamental da Unifal na formação de profissionais qualificados e sua atuação social, contribuindo diretamente para o crescimento e desenvolvimento da região.

"Conceder esta homenagem à Unifal é reconhecer o papel fundamental que a universidade exerce na formação de cidadãos, na produção de conhecimento e na promoção do desenvolvimento regional. A instituição tem contribuído significativamente para o avanço de Varginha, por meio de um trabalho sério, inovador e comprometido com a transformação social”, justificou a vereadora propositora, Professora Mônica Cardoso.

DRA MIRELA FARIA SILVA RECEBE COMENDA DO MÉRITO DE MEDICINA E SAÚDE

 

A Câmara de Varginha realizou, na noite da última sexta-feira (12), sessão solene para a entrega da Comenda do Mérito Medicina e Saúde Municipal à Dra. Mirela Faria Silva, em reconhecimento à sua relevante atuação na área da saúde no município.
A solenidade foi presidida pela vereadora Professora Mônica Cardoso, propositora da homenagem. Também compuseram a mesa o Sr. Fabiano Almeida, representando o deputado estadual Professor Cleiton, e o Sr. Antônio Cândido Silva Filho, pai da homenageada.

No plenário, familiares e amigos acompanharam atentamente a homenagem, em um momento marcado por emoção e reconhecimento. Durante o uso da palavra, os oradores foram unânimes em destacar o importante papel desempenhado pela médica no município, especialmente pelo desenvolvimento de diversos projetos voltados à promoção da saúde e ao bem-estar da população.
Após receber a comenda, Dra. Mirela Faria Silva fez uso da palavra, destacando pontos marcantes de sua trajetória pessoal e profissional. Emocionada, agradeceu a homenagem e reforçou seu compromisso com a medicina e com a comunidade.

Biografia:
Médica com sólida formação e especializações em pediatria, neonatologia, alergologia e imunologia clínica, exerce papel fundamental na estruturação e qualificação dos serviços de saúde do município, sendo responsável pela idealização e coordenação, desde 2003, da UTI Neonatal do Hospital Regional do Sul de Minas, referência em atendimento de alta complexidade. Também se destaca pela criação e coordenação do Ambulatório da Criança Asmática — Projeto Catavento, além da coordenação do Centro Ambulatorial de Especialidades Pediátricas, contribuindo diretamente para a ampliação e organização da atenção especializada à saúde infantil.

CÂMARA DE VARGINHA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LDO 2027

Na próxima quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Varginha promove, às 9h, uma audiência pública para realizar a apresentação do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO - para o exercício de 2027.

A LDO é um dos principais instrumentos de planejamento da administração pública. Ela estabelece as metas e prioridades do município para o ano seguinte, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA - e definindo diretrizes para a aplicação dos recursos públicos.

A audiência contará com a presença do Secretário Municipal de Planejamento, que fará a apresentação técnica da proposta e estará à disposição para esclarecer dúvidas e responder aos questionamentos dos participantes.
Quem não puder comparecer presencialmente ao Plenário da Câmara, poderá acompanhar a audiência por meio da transmissão ao vivo pelos canais oficiais de comunicação da Câmara Municipal de Varginha no YouTube, Instagram e Facebook.

COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO AVALIA DOCUMENTOS E DEFINE PRÓXIMOS PASSOS DA INVESTIGAÇÃO

A Comissão Especial de Inquérito - CEI, instaurada na Câmara Municipal de Varginha para apurar supostas irregularidades praticadas no âmbito da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, reuniu-se na tarde desta terça-feira (10) para analisar documentos já recebidos e definir as próximas etapas dos trabalhos investigativos.

Participaram da reunião os membros da Comissão: o vereador Miguel da Saúde, presidente da CEI; o vereador Afonso Monticeli, relator e o vereador Bruno Leandro, membro da Comissão. Os vereadores contaram com o apoio técnico dos advogados do Setor Jurídico da Câmara, Dr. João Paulo Figueiredo e Yuri Pinheiro, além da assistência da servidora Kamilla Bernardes.

A Comissão iniciou seus trabalhos no dia 7 de maio e tem o prazo de 120 dias para concluir a apuração dos fatos, podendo, ao final, apresentar relatório contendo as conclusões alcançadas, conforme as competências legais da CEI.

COMISSÃO É INSTAURADA PARA ANALISAR CONDUTA DO VEREADOR CÁSSIO CHIODI

Por 10 votos favoráveis a 4 votos contrários, a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Varginha acatou o pedido protocolado pelo prefeito Municipal, Leonado Ciacci, que pede a apuração da conduta ético-parlamentar do vereador Cássio Chiodi.

O pedido foi lido na sessão desta quarta-feira (03) e fundamenta-se na necessidade de apurar condutas do vereador Cássio Chiodi que, segundo o Poder Executivo e um manifesto assinado por 28 gestoras da rede municipal de ensino, ferem o decoro parlamentar e desestabilizam o ambiente escolar.

Votaram favoráveis à instauração da comissão processantes os vereadores: Afonso Monticeli, Alexandre Prado, Ana Rios Fontoura, Davi Martins, Dudu Ottoni, Miguel da Saúde, Joãozinho Enfermeiro, Pastor Faustinho, Zé Morais e Zilda Silva. Votaram contra, os vereadores: Bruno Leandro, Dandan, Professora Mônica Cardoso e Thulyo Paiva.

Com o acatamento da denúncia, foi oficialmente instaurada uma comissão processante para investigar o caso. A comissão ficou composta da seguinte forma:
• Presidente: Vereador Joãozinho Enfermeiro
• Relator: Vereador Dandan
• Membro: Vereador Afonso Monticeli

A partir desta instauração, a comissão terá um prazo legal de 90 dias para realizar a instrução do processo, colher provas, ouvir as partes e concluir os trabalhos com a apresentação do relatório final que será submetido à deliberação do plenário.

CÂMARA DE VARGINHA ENTREGA TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA À PSICANALISTA PAULA REGINA

A Câmara Municipal de Varginha realizou, na noite desta terça-feira (02), sessão solene para a entrega do Título de Cidadania Honorária Varginhense à senhora Paula Regina Pereira Ribeiro. A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento à trajetória da homenageada.

A mesa de honra foi composta pela vereadora Zilda Silva, que presidiu a sessão, e pela vereadora propositora da homenagem, Professora Mônica Cardoso. Também integraram a mesa o marido da homenageada, Sandro Baldim Ribeiro; a filha, Ana Cecília Pereira Ribeiro, a irmã, Juliana de Maria Pereira; a afilhada, Camila Mendes; representando os amigos, Ângela Cristina Meirelles Reghin; Simônia Lúcia Guedes, Máriman Silvério Michels, Filipe Polcaro Faria, Pollyana Ferreira de Paiva Aguiar e Jaques Fernando Nogueira Aguiar.

No plenário, familiares e amigos acompanharam emocionados a solenidade. Durante os pronunciamentos, todos destacaram as qualidades de Paula Regina como mulher, mãe e profissional, ressaltando sua dedicação, sensibilidade e relevante contribuição à comunidade.

Ao final da cerimônia, a homenageada agradeceu pela honraria recebida, reforçando seu carinho e compromisso com a cidade de Varginha.

Paula Regina Pereira Ribeiro nasceu em Belo Horizonte e construiu sua trajetória profissional unindo ciência, arte e sensibilidade. Pedagoga, psicopedagoga e psicanalista clínica, atua desde 1985 na área da saúde mental. É fundadora e presidente da Associação Mineira de Psicanálise Contemporânea (AMPC), em Varginha, onde se dedica à formação de profissionais e à ampliação do acesso à psicanálise. Escritora e membro da Academia Sul Mineira de Letras, destaca-se pelo compromisso com a formação humana, a escuta sensível e sua relevante atuação no município.

Subcategorias

Subcategorias

 

Sessões Plenárias

Compareça às sessões todas segundas e quartas-feiras, à partir das 18 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
37002-020, Varginha - MG

35 3219 4757

JoomShaper