VEREADOR DANDAN COBRA INFORMAÇÕES A RESPEITO DO ADICIONAL DE RISCO AO SALÁRIO DOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS

Recentemente, em sessão da Câmara de Varginha, o vereador Dandan relembrou uma reunião realizada há cerca de 2 anos, onde a Prefeitura anunciou a implementação do adicional de risco ao salário dos Guardas Civis Municipais, em detrimento do adicional de periculosidade, implementação que, até o momento, não foi posta em prática, de acordo com o exposto pelo vereador em requerimento encaminhado ao Executivo.

“Segundo informações, em reunião realizada há cerca de 2 anos, com a participação da Associação dos Guarda Civis Municipais e todo o efetivo, foi anunciado o compromisso por parte do Executivo Municipal em implementar o adicional de risco. Contudo, há relatos que até o momento o referido adicional não foi estabelecido e sequer existem movimentações no sentido de instituir a referida vantagem. Servidores alegam ainda que, em reuniões extraoficiais, o Sr. Prefeito Municipal continua afirmando que irá implementar o adicional de risco”, apontou o vereador propositor.

No mesmo requerimento, Dandan solicitou informações a respeito do pagamento do adicional de periculosidade, questionando o administrativo se o percentual de 30% é pago sobre o salário mínimo ou sobre o salário base. O vereador ainda perguntou sobre o intuito de programar Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Guarda Civil.

“Importante destacar que a Guarda desempenha um papel fundamental em ações preventivas, zela pela segurança da população, cuida do patrimônio público e, desde 2022, conta com armamento para ampliar e aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos, a exemplo: o apoio a eventos, no trânsito, em jogos, patrulhamento e chamados da população”, concluiu Dandan.