VIDEOMONITORAMENTO É DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE VARGINHA

Autoridades civis e militares, lideranças, moradores e servidores públicos de Varginha participaram na tarde da última terça-feira, dia 19, da Audiência Pública que discutiu a implementação de monitoramento e vigilância eletrônica na cidade.
O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores, a partir de um pedido feito pelo vereador Cabo Valério. “Nosso objetivo é fazer um trabalho coletivo para conseguir promover ações que tragam resultados à comunidade, principalmente no que diz respeito à segurança pública”, comentou Valério.

Participaram da mesa de discussões os vereadores Cabo Valério e Professor Rodrigo Naves, a Delegada Regional da Polícia Civil Dra. Renata Gonçalves, o chefe do Setor de Inteligência da Polícia Militar Capitão Bruno Neves, o capitão do Corpo de Bombeiros Roberto Sales Marangon, o diretor da Guarda Civil Municipal Marcos Cléber Sales, o comandante do pelotão de Meio Ambiente Tenente Túlio Ferreira, o representante da Diretoria de Tecnologia em Informação da Prefeitura Luciano Cambraia Ferroni, o representante da OAB Dr. Gilmar Dias Machado e o representante da ACIV Juarez Foresti.

Durante a audiência também fizeram uso da palavra o investigador da polícia civil Helton Valmor Skrobot que abordou a questão dos prazos de armazenamento das imagens para fins de investigação dos inquéritos policiais e representantes do Grupo FoneLight que explanaram e demostraram o uso de alguns equipamentos já instalados na cidade.

Todos foram unânimes em destacar a importância de termos na cidade um sistema avançado de monitoramento que possa cobrir o município em toda a sua totalidade, colaborando de forma efetiva com as diversas forças de segurança que atuam na cidade.

Na oportunidade o Setor de Inteligência da Polícia Militar apresentou as funcionalidades do Sistema Hélios que é um software desenvolvido pela própria Polícia Militar de Minas Gerais, sendo uma das principais ferramentas tecnológicas usada atualmente no estado.

De acordo com informações trazidas pelo setor de Tecnologia em Informação, a Prefeitura de Varginha também trabalha na aquisição e instalação de novos equipamentos de vigilância eletrônica, dentro do projeto Cidades Inteligentes com foco inicialmente na vigilância patrimonial e no monitoramento das escolas.

Segundo o vereador propositor da audiência Cabo Valério, o evento contribuiu de forma significativa para que a população conheça todo o trabalho que já vem sendo feito e para enriquecer ainda mais o debate a respeito do assunto. “Temos que continuar as conversas para que num curto prazo de tempo tenhamos um sistema implantado aqui em Varginha”, afirmou.