VEREADOR THULYO PAIVA PEDE O RETORNO DA REALIZAÇÃO DAS CIRURGIAS ELETIVAS

O vereador Thulyo Paiva encaminhou uma indicação ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde pedindo a normalização e reorganização das estratégias para dar continuidade aos procedimentos cirúrgicos eletivos que foram suspensos devido à pandemia da Covid-19.

Thulyo diz que desde que foi declarado o estado de pandemia mundial, foram canceladas todas as cirurgias eletivas no município e em todo país para que a taxa de contágio não fosse tão grande e para proteger as pessoas que estão no grupo de risco, porém segundo informações do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) apresentadas pelo vereador, o adiamento dessas cirurgias pode causar um aumento no número de pessoas doenças e de pessoas que morrem devido à não realização do tratamento adequado.

“Essa situação pode acabar sobrecarregando ainda mais o sistema público de saúde num futuro próximo, pois a possibilidade de cura dessas condições que fazem com que a cirurgia não seja emergencial, no momento, pode se agravar e fazer com que não tenha mais cura”, enfatizou o vereador.

Thulyo ainda reforça que mesmo que a pandemia não tenha acabado a retomada das cirurgias eletivas, desde que sejam seguidos todos os protocolos de proteção em relação à Covid-19, é necessária para que se mantenha a qualidade de vida dos munícipes.