Vereadores Zacarias Piva e Delegado Celso apoiam trabalho de detentos na limpeza pública

Nesta sexta-feira (24) teve início uma importante parceria entre o Município de Varginha e Secretaria de Estado de Administração Prisional – Seap. A partir de agora, reeducandos do presídio de Varginha, que cumprem pena no regime semiaberto, trabalharão na limpeza pública do Município, em troca da remissão da pena que cumprem.

Essa iniciativa deu certo graças ao empenho do presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Zacarias Piva e do vereador Delegado Celso, que trabalham nesse assunto desde o início do mandato. “Eu recebi um pedido pessoal do juiz da Vara Criminal de Varginha, Dr Oilson, que pediu minha intervenção junto à Prefeitura para poder viabilizar essa parceria. Imediatamente entrei em contato com o Poder Executivo, que foi muito receptivo e, com a anuência do prefeito Antônio Silva, está sendo realizada essa parceria. Com certeza esse trabalho contribuirá muito para a ressocialização dessas pessoas e, principalmente, para a limpeza das ruas e avenidas de Varginha. Estou muito satisfeito por ter sido esse elo estarmos conseguindo hoje implantar mais essa iniciativa em nossa cidade”, disse Zacarias.

O vereador Delegado Celso também comemorou a iniciativa. “Apresentei uma indicação há pouco mais de um mês, na Câmara de Varginha, solicitando exatamente essa parceria, para que os presos pudessem trabalhar na revitalização dos espaços públicos, ruas e praças, como forma de adquirir remissão de pena. Vejo como um grande avanço o atendimento a esse pedido, pois sabemos das dificuldades financeiras e de mão de obra do Município e com o trabalho desses detentos, cumprimos a função social da remissão de pena e a obrigação de manter a cidade limpa”, ressaltou o vereador.

Também participaram do lançamento do projeto Asas para a Liberdade, o prefeito de Varginha, Antônio Silva e o juiz da Vara Criminal de Varginha, Oilson Hoffmann.

Neste início, 15 reeducandos estão trabalhando. Após 30 dias será feita uma análise e caso o resultado seja satisfatório, o número dobrará. Para cada três dias trabalhados, os presos ganham um dia de remissão de pena.