Ouro Fino é a grande campeã da Gincana Regional do Saber

Final Gincana ouro fino

A final da 2ª edição da Gincana Regional foi realizada na última sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Varginha. Depois de quatro rodadas de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal, a campeã deste ano, com 4 pontos marcados, foi a dupla de alunas Amanda Silvério Vieira e Giovana Martins Vilas Boas, da cidade de Ouro Fino. Os outros competidores foram os alunos Gabriel Boareto Silva e Iolanda Paes Batista Mosti de Varginha, que marcaram 3,5 pontos; Gabrielle Guedes Messias e Glória Beatriz Calasans de Souza, de Extrema, que marcaram 1,5 pontos; Victoria da Silva Santos e Vitória da Nazaré Aparecida da Silva Cardoso, de Paraguaçu, que marcaram 2 pontos; Giovana Borges da Costa e Maria Fernanda, de Três Corações, que marcaram 3,5 pontos; e Laura Helena Pessi Oliveira e Raniely Fagundes Bernardes, de Três Pontas, que marcaram 3,5 pontos. "Foi uma competição incrível. A qualidade dos competidores foi excelente e ficamos muito felizes por ver que a Câmara de Varginha, através da Escola do Legislativo, tem sido palco de uma educação cidadã, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes no futuro", disse o diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Varginha, Robson Almeida. A Comissão Julgadora da competição foi formada pelo professor e advogado Hugo José de Oliveira e a estudante do 8º período de Direito, Branda Lara de Souza, representantes da Faculdade Cenecista de Varginha - Faceca - instituição de ensino parceira desta edição da Gincana.

Arte e cidadania

Antes de começar a final houve uma peça de teatro sobre os princípios que precisam ser preservados e levados às futuras gerações em nome da manutenção de uma sociedade honesta e saudável. O tema foi apresentado de forma descontraída pelas artistas Adriana Galo, Ísis e Isadora. Respectivamente mãe e filhas que criaram esta forma de explicar aos presentes o que como deve agir um cidadão honesto. Elas apresentaram a peça Bruxo Linda e a Escola do Legislativo e, além de levar os participantes a fazer reflexões, também arrancaram gargalhadas da plateia. A partir do ano que vem a Gincana Regional do Saber ganhará mais abrangência, com a participação de mais cidades mineiras. A partir de 2017 a gincana será disputada entre as regiões do estado. Varginha e as demais cidades sul mineiras irão compor o Grupo Sul de Minas, que competirá contra o Grupo Centro Oeste Mineiro.