VEREADOR DR. GUEDES COBRA ADEQUAÇÃO DAS CALÇADAS PARA QUE TENHAM MAIS ACESSIBILIDADE

De forma prática, o objetivo da acessibilidade é proporcionar a todos um ganho de autonomia e mobilidade, permitindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam usufruir dos espaços e das relações com mais segurança, confiança e comodidade, mas, de acordo com o vereador, não é o que vemos na prática. “Quando caminhamos na região central da cidade conseguimos ver que as pessoas com deficiência sofrem com os espaços públicos totalmente despreparados para recebe-las, começando pelas barreiras urbanísticas, falta de acessibilidade total, rampas – quando existentes – com inclinações irregulares, fora das normas da ABNT, pisos táteis e de alerta desgastados ou, em alguns locais, inexistentes, entre outros problemas”, exemplificou Dr. Guedes.

E é diante de tal situação que surgiu a necessidade de buscar informações a respeito das melhorias nas barreiras urbanísticas, principalmente em espaços de comum acesso, como bancos. Na indicação entregue ao poder administrativo, Dr. Guedes questionou a existência de estudos para a construção e ou adaptação necessárias nos acessos para PDC (Pessoas Com Deficiência), visando melhorias nas rampas com inclinação correta, instalação de pisos táteis, alerta e direcional; bem como a (in)existência de fiscalização o município, quando se trata e barreiras urbanísticas. O agente político solicitou, também, o orçamento previsto para tais melhorias.

“O objetivo desta proposição é proporcionar melhor acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo seu direito de ir e vir livremente, sem prejuízo à segurança e integridade física e para que o poder executivo coloque em prática o plano diretor do Município onde, entre tantas finalidades, procuraassegurar o bem-estar geral e promover qualidade de vida para a população, através dos órgãos fiscalizadores”, finalizou o propositor.