CÂMARA DE VARGINHA PROMOVE ENCONTRO PARA DEBATER O ESPAÇO DAS MULHERES NA POLÍTICA

Diante das eleições deste ano e da análise da participação das mulheres na política, segundo dados obtidos através do portal do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, a Câmara Municipal de Varginha, por meio do projeto Parlamento Mulher, realizará no dia 08/07 o Primeiro Encontro Mulheres na Política, com o intuito de inserir, cada vez mais, as mulheres no ambiente político. “O projeto Parlamento Mulher existe há pouco mais de um ano e vem conquistando cada vez mais espaço na Casa Legislativa, incentivando e oferecendo debates sobre diversos temas voltados para elas”, destaca Gleison Marques, diretor da Escola do Legislativo.

O evento, aberto à população varginhense e região, contará com a participação de duas mulheres atuantes na área, a professora universitária, advogada e mestre em gestão pública, Alessandra Aparecida de Souza, que abordará o tema “A Participação da Mulher na Política”, com uma análise histórica e contemporânea e, também, a Prefeita de São Gotardo MG, Denise Abadia Pereira Oliveira, que compartilhará sua trajetória pessoal e política, representando os 12% das mulheres que conquistaram um cargo público nas últimas eleições. Prefeitas, vereadoras e representantes de outras cidades da região também foram convidadas a participar do evento que terá início às 13h, no plenário da Câmara. Para quem não puder comparecer, o encontro terá transmissão ao vivo através das redes sociais do Legislativo.

Segundo dados do TSE, as mulheres representam 52% da população brasileira, mas ocupam apenas 12% das prefeituras, 15% do congresso nacional e não chegam a ocupar 4% dos governos estaduais. Ainda de acordo com o órgão público, apesar de ser a maioria do eleitorado, o número de candidatas (33,6%) é quase a metade do número de candidatos homens (66,4%). “É importante que estes debates e reflexões aconteçam, não só aqui na Câmara de Varginha como em outros lugares. Trazer sempre uma figura da área, especialista e atuante no assunto, para de fato representar e oferecer experiências, pode servir de inspiração para outras mulheres”, finaliza Gleison Marques.

 

Sessões Plenárias

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões
 

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper