VEREADOR DR. GUEDES PEDE INFORMAÇÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE RECUPERAÇÃO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS NA CIDADE

Na volta dos trabalhos legislativos após o recesso regimental, o vereador Dr. Fernando Guedes apresentou um requerimento solicitando informações sobre as políticas de apoio e recuperação aos dependentes químicos da cidade.

Entre os questionamentos estão quais os tipos de assistência que essas pessoas têm recebido, quantos dependentes químicos estão atualmente internados no município e como é feito o controle e fiscalização das ações de tratamento, acolhimento e reinserção dessas pessoas.

Em sua justificativa o vereador destaca a importância de construir uma nova política sobre drogas para reverter o quadro atual de violência, descaso e dependência química que atingem o país, tornando-se indispensável compreender o problema a partir da ótica social e de saúde desvinculado de uma lógica criminal.

“Hoje, a discussão sobre as políticas públicas para o combate ao consumo de drogas assume maior importância. Governos e sociedades enfrentam novos desafios. As substâncias psicoativas são cada vez mais diversificadas e com efeitos mais potentes”, diz o vereador.

Ainda segundo o parlamentar, as políticas públicas sobre drogas devem determinar e garantir atenção à saúde mental da pessoa com dependência química por meio de ações de saúde direcionadas não apenas à redução do consumo de drogas, mas à diminuição dos fatores de risco e o fortalecimento dos fatores de proteção, a fim de obter resultados cada vez mais efetivos.