PRESIDENTE DA CÂMARA DE VARGINHA SOLICITA REGULARIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE VIGIA AUTÔNOMO

A presidente da Câmara de Varginha, vereadora Zilda Silva, apresentou um pedido para a realização de estudos para regulamentar a profissão de vigia autônomo na cidade. Este serviço tem em suas obrigações rondas a pé ou com moto e guardas de guaritas em áreas urbanas ou rurais e são remunerados pela própria comunidade, no preço combinado e negociado entre eles.

Para exercer a função, de acordo com regulamentação federal, é necessário que a pessoa seja maior de 21 anos, esteja com serviço militar em dia e tenha pelo menos o 5º ano do ensino fundamental, além de possuir curso de vigia autônomo e ter sido aprovado no exame de saúde física e mental e ser considerado apto em exame psicotécnico. Por isso é tão importante a regulamentação municipal, para que o profissional cumpra o estabelecido e o cliente tenha segurança.

“O vigia deve trabalhar integrado e manter constante contato com os órgãos de segurança pública e com a Guarda Civil Municipal, para comunicação de ocorrências que exigirem a atuação da Polícia Militar ou da Polícia Civil ou que envolvam a proteção de bens, serviços e instalações municipais”, explica a presidente, que ainda conclui que a medida beneficiará uma parcela considerável da população, que sairá da informalidade e terá mais segurança na manutenção do seu sustento e de suas famílias.

das 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro