VEREADOR DR. GUEDES PEDE LIBERAÇÃO DE CIRURGIAS DE LAQUEADURA E VASECTOMIA PELO SUS

O vereador Dr. Guedes apresentou em reunião ordinária da Câmara uma indicação ao Executivo pedindo que seja estudada a possibilidade de retorno das cirurgias de laqueadura e vasectomia eletiva pelo SUS (Sistema único de Saúde).

De acordo com o vereador, o objetivo dessa liberação é diminuir a fila de espera e contribuir com o planejamento familiar, já que muitas pessoas não apresentam condições financeiras para fazer tais procedimentos. “Com o retorno dessas cirurgias a fila diminuirá significativamente, os procedimentos seriam feitos com os cuidados necessários e seguindo as regras de proteção já que ainda estamos em meio a uma pandemia. Por serem cirurgias caras, as famílias mais carentes muitas vezes necessitam, porém não têm acesso a elas”, disse.

Dr. Guedes destacou ainda que além das cirurgias, o planejamento familiar, fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana, é composto por ações preventivas, educativas e por acesso às informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade.