Notícias

VEREADORES DE VARGINHA APROVAM SUBVENÇÃO DE R$ 1 MILHÃO PARA CRIAÇÃO DE LEITOS DE UTI NO HOSPITAL REGIONAL

Na reunião ordinária de ontem (12), os vereadores aprovaram, por unanimidade, Projeto de Lei do Executivo que autoriza a prestação de subvenção ao Hospital Regional do Sul de Minas no valor de até R$ 1 milhão.

A quantia será destinada pela instituição, especificamente para compra de equipamentos necessários à ampliação da capacidade de atendimento do hospital, por meio de dez novos leitos de  Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. Esses leitos serão utilizados exclusivamente para o tratamento de pacientes com Covid-19, atendidos pelo Sistema Único de Saúde – Saúde.

De acordo com o Projeto de Lei, a pretensão do Município é que haja ampliação da capacidade de leitos de UTI exclusivos para a Covid, no Hospital Regional. “Após a superação da atual pandemia, os leitos serão mantidos, tornando-se leitos gerais de UTI, exclusivos do SUS, para atendimento dos pacientes de Varginha e da região, auxiliando, sobremaneira, na prestação de serviços de saúde do nosso Município”, destaca a mensagem do Projeto, assinado pelo prefeito Vérdi Lúcio Melo.

A presidente da Câmara de Varginha, vereadora Zilda Silva, destacou a agilidade em que o projeto foi votado. “Esse PL deu entrada na Câmara na segunda e na segunda mesmo os colegas vereadores já apresentaram seus pareceres e pudemos apreciar e votar esse assunto de extrema urgência e importância para os pacientes, não só de Varginha, mas da nossa região. Reforçamos que os vereadores de Varginha estão atentos a todas as demandas da nossa população e agindo prontamente para auxiliar o nosso Executivo no combate a essa triste pandemia”, destacou Zilda.

O projeto agora segue para sanção do prefeito.

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-VEREADOR JÚLIO CAZELATO

A Câmara Municipal de Varginha manifesta seu pesar pelo falecimento do ex-presidente e ex-vereador desta Casa, Júlio dos Reis Cazelato, aos 78 anos, vítima de câncer.

Ele foi eleito vereador por cinco vezes consecutivas, de 1977 a 2000 e era muito querido pela população por sua humildade e caridade.

Exerceu o cargo de presidente do Legislativo de Varginha por três vezes: em 1980, depois de 1985 a 1986 e, por último, de 1989 a 1990.

Era membro do Lyons, onde atuava em várias causas sociais e ocupou o cargo de Secretário de Habitação e Promoção Social no terceiro mandato do ex-prefeito Antônio Silva.

“Sentimos a perda deste grande homem público, que muito honrou o nome do Legislativo durante e depois dos seus mandatos. Manifestamos nossos pesares aos amigos e à família do Júlio Cazelato”, disse a presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva.

O vice-presidente da Casa, vereador Professor Rodrigo Naves, também manifestou seu pesar pela imensa perda. “Júlio é meu tio e uma pessoa que sempre me inspirou pela grande  generosidade. Desde que entrei na política sempre me espelhei em suas ações e espero poder honrá-lo”, disse o vereador.

Júlio Cazelato deixa viúva e três filhos. O sepultamento ocorre nesta terça-feira (13), no Cemitério Municipal.

ESCOLA DO LEGISLATIVO DE VARGINHA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM NOVO PROJETO E ATIVIDADES ONLINE

Disponibilidade de aulas online e atividades dos projetos Parlamento Jovem e Parlamento Mulher marcam a atuação da Escola em 2021

Com a restrição das atividades presenciais da Câmara Municipal de Varginha e com as medidas de distanciamento impostas pelas autoridades sanitárias desde o ano passado, setores internos da casa legislativa começam a se preparar para uma retomada gradativa, responsável e respeitando todas as recomendações dos órgãos de controle de saúde.

O primeiro deles é a Escola do Legislativo que iniciou em março as atividades do Projeto Parlamento Mulher e nesse mesmo mês, abriu inscrições para a edição 2021 do Projeto Parlamento Jovem.

A partir da segunda quinzena de abril, uma sequência de atividades virtuais, englobando aulas, oficinas, ciclos de palestras e mesas redondas, marcam o início das atividades da Escola que de forma gradual vai retomar suas atividades em tempos de combate à pandemia.  

Todo o conteúdo produzido será disponibilizado pelo YouTube da Câmara, site e redes sociais da Câmara e da Escola.

Este ano, nossa Escola completa 06 anos e isto é uma marca importante. Centenas de servidores, alunos e população em geral, já tiveram a oportunidade de participar dos diversos projetos desenvolvidos desde 2015 pela Escola do Legislativo de Varginha. Somos referência nacional e a importância da Escola é enorme para o Legislativo Municipal.  

Todos os esforços vêm sendo feitos para que uma nova programação possa engrandecer esta nova etapa na Escola. Uma programação adequada a esta nova realidade que vivemos.

VEREADOR DANDAN PEDE POR REFORMA EM PISTA DE SKATE LOCALIZADA ATRÁS DO TERMINAL RODOVIÁRIO

O vereador Dandan junto da Presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva, e outros parlamentares, Apoliano, Carlinho da Padaria, Cristovão, Bebeto do Posto e Professor Rodrigo Naves, apresentaram em reunião na Câmara Municipal de Varginha uma indicação ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos para que seja reformada a pista de skate localizada atrás do Terminal Rodoviário, na Avenida Agenor Aguinaldo Braga no bairro Vila Verde.

Segundo Dandan, a pista de skate mencionada foi uma das primeiras a serem construída na cidade e já foi palco de grandiosos eventos, além de ser um incentivo aos jovens que gostam deste esporte e precisam de um local adequado para praticá-lo em segurança.

“A pista atualmente se encontra em estado de abandono, e a iluminação também está bem ruim o que favorece atividades ilícitas no local. Além de solicitar que a administração tome providências no sentido de revitalizar o local, nós também encaminhamos ofício ao gabinete do deputado Dimas Fabiano, para que destine recursos financeiros para a reforma da pista que além de voltar a ser um local para prática do esporte também ajudará no combate ao tráfico de drogas”, destacou. 

VEREADOR CRISTOVÃO PEDE CONSTRUÇÃO DE CEMEI NO BAIRRO JARDIM CANAÃ

O vereador Cristovão encaminhou uma indicação ao executivo municipal onde pede para que seja construído um centro municipal de educação infantil (CEMEI) no lote da Rua Portugal, esquina com a Rua Prefeito José Vilhena, no Bairro Jardim Canaã.

Cristovão conta que foi procurado por munícipes que pedem por uma creche mais próxima, tendo em vista que há quatro anos atrás havia uma, porém, foi fechada.

 “Os moradores relatam que depois do fechamento, a CEMEI mais próxima é a CEMEI I Nave Mágica que se encontra a dois quilômetros de distância, o que acaba dificultando a rotina dos pais que saem para trabalhar e precisam deixar seus filhos em creches, além de causar uma sobrecarga no CEMEI I Nave Mágica”, explicou o vereador.

Em sua justificativa o parlamentar cita ainda que por ser a única na região, a Nave Mágica não possui estrutura adequada para comportar tantas crianças, o que segundo ele, resulta em outra situação difícil, que é a falta de vagas, e muitos pais que necessitam do serviço ofertado gratuitamente pelo município acabam ficando por muito tempo na fila de espera.

 

VEREADOR BEBETO PEDE CONSTRUÇÃO DE PASSARELA NO BAIRRO JARDIM CORCETTI

O vereador Bebeto do Posto apresentou uma indicação em reunião na Câmara Municipal pedindo ao Prefeito e à Secretaria competente, que seja estudada a possibilidade de construção de uma passarela ou passagem para pedestres interligando a Rua Bernardo Clepf com a Rua Gumercindo Corcetti no Bairro Jardim Corcetti.

Segundo o vereador, os moradores estão com dificuldades para acessar o outro lado do bairro por conta de a Rua Bernardo Clepf ser muito íngreme deixando a travessia difícil para chegar até o outro lado do bairro onde se encontram os principais pontos de comércio e bens essenciais.

“Na altura da residência de número 159, localizada na rua Bernardo Clepf, existe um terreno da prefeitura e um campo de atividades esportivas. A passagem poderia ser realizada junto a esse campo facilitando muito a locomoção dos munícipes que residem nessa região”, explicou o vereador.

VEREADOR DR. LUCAS PEDE INSTALAÇÃO DE SEMÁFORO NA ESQUINA DA PRAÇA SANTA CRUZ

O vereador Dr. Lucas apresentou em reunião na Câmara uma indicação ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, através do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DEMUTRAN), pedindo que seja realizado um estudo técnico e que as providências sejam tomadas para a instalação de um semáforo na Praça Santa Cruz.

Segundo o vereador, as medidas são necessárias já que no local há intenso fluxo de carros, ocasionando congestionamento de veículos, já que a via é importante pois dá acesso a vários bairros da região central da cidade.

 

 “Na referida esquina, há constante desrespeito pelas sinalizações existentes e via preferencial, o que contribui para a ocorrência constante de acidentes”, explica o vereador.

Subcategorias

Subcategorias

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
das 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper