Notícias

VEREADOR DUDU OTTONI VOLTA A COBRAR ADEQUAÇÕES NO TRÂNSITO DA RUA PRESIDENTE KENNEDY, NO BAIRRO BOM PASTOR

Após indicação para o remanejamento do trânsito na Rua Presidente Kennedy, localizada no Bairro Bom Pastor, enviada em agosto deste ano à prefeitura e às partes competentes não surtir efeito, o vereador Dudu Ottoni requereu informações do Poder Administrativo e do DEMUTRAN – Departamento Municipal de Transporte e Trânsito, a respeito dos procedimentos a serem tomados para a solução dos problemas apresentados pelos moradores.

De acordo com o vereador, os moradores sofrem prejuízo há mais de um ano devido às carretas que descem a rua arrancando fios e causando transtornos; “Em pouco mais de um ano, já houve necessidade de manutenção de fiação de Internet 3 vezes. Recentemente, uma carreta "sem freio" desceu a rua arrancando toda fiação e um poste em frente à residência de número 549. Felizmente, não havia pedestres na via e nem carros no sentido contrário”, relatou o propositor.

Na primeira proposição encaminhada pelo vereador, foi solicitada a proibição da circulação de veículos pesados e a instalação de dispositivos de segurança no referido logradouro, como medida necessária para reduzir a velocidade dos motoristas que descem pela via. Neste segundo pedido, o agente político reforçou as solicitações anteriores e acrescentou que medidas devem ser tomadas para reduzir o número de acidentes automobilísticos que têm ocorrido no endereço supracitado. “Recentemente ocorreu um novo acidente no local. O motorista, que estava subindo a via, perdeu o controle do carro na curva. O excesso de velocidade no local é intenso e frequente, uma vez que motoristas costumam fazer a curva já em alta velocidade para embalar a subida”, finalizou Dudu Ottoni.

VEREADOR DANDAN COBRA PRAZO PARA CONCLUSÃO DE OBRA ESCOLAR

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, desde fevereiro deste ano os alunos da Escola Municipal José Camilo Tavares foram realocados para a Escola Municipal Antonette Johnson devido às obras que estão sendo realizadas no prédio escolar. Após quase um ano, pais e familiares dos estudantes seguem sem notícia do retorno dos estudantes para a unidade escolar em que estão matriculados. “Sabemos que a escola em questão é uma das mais tradicionais do município e abarca um grande corpo discente e docente, sendo necessária a realização de reformas periódicas a fim de preservar a estrutura do prédio escolar, bem como melhor atender aos alunos e colaboradores. Contudo, venho recebendo inúmeros questionamentos de pais e moradores locais que buscam informações sobre o término da obra, na espera que volte à normalidade e seus filhos possam frequentar o ambiente novamente” declarou o vereador Dandan no requerimento entregue à Prefeitura e à Secretaria Municipal de educação.

Na proposição encaminhada às partes competentes, o agente político ainda solicitou que fossem encaminhadas informações referentes às áreas da escola que estão passando por reformas e o custo total das obras.

VEREADOR JOÃOZINHO ENFERMEIRO INCENTIVA A PRÁTICA DE NOVO ESPORTE

Vendo o crescente número de crianças, jovens e adolescentes aptos a praticar o esporte conhecido como “tênis social”, o vereador Joãozinho Enfermeiro solicitou à Prefeitura e a Secretaria responsável, a construção de uma quadra própria para o desenvolvimento das habilidades necessárias para o jogo. “O tênis social, assim como outros esportes, contribui para o crescimento físico, intelectual e social da comunidade. A cidade já conta com uma alta demanda de tenistas e com uma quadra pública, a tendência é aumentar esse número, fazendo com que esse esporte cresça ainda mais. Através desta obra, poderemos proporcionar um treinamento de alto nível a várias pessoas que já iniciaram a prática e que poderão vir a competir pelo município futuramente”, argumentou o propositor.

Ainda na proposição entregue às partes competentes, Joãozinho sugeriu a construção da quadra nas dependências da SEMEL, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, local onde são desenvolvidas e praticadas inúmeras atividades esportivas gratuitamente, caso não seja possível, o vereador indicou a construção em algum terreno municipal que esteja em desuso.

VEREADOR CARLINHO DA PADARIA SOLICITA IMPLANTAÇÃO DE TRAVESSIA ELEVADA EM DOIS PONTOS DA CIDADE

Recentemente, dois pontos de alta circulação de veículos e pedestres chamaram a atenção do vereador Carlinho da Padaria por apresentar riscos aos transeuntes. O intenso tráfego de veículos e desrespeito com a faixa de pedestre foram pontos destacados pelo vereador.  “A Avenida Almirante Barroso, na altura do número 315, antes da rotatória, próximo à Escola Municipal São José possui um movimento muito grande de pessoas, principalmente estudantes, que ficam expostos a grande risco de acidente devido à alta velocidade que os veículos percorrem no local e desrespeito pela sinalização existente. Além deste endereço, a Rua Manoel Rezende Silva, próximo à Avenida Minas Gerais, também necessita de uma travessia elevada, como medida para conter a velocidade no cruzamento das vias”, afirmou o agente político.

Foi diante de tais apontamentos que o vereador Carlinho da Padaria encaminhou à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, através do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito – DEMUTRAN, indicação solicitando a adequação do trânsito nessas localidades, visando a segurança de todos os usuários.

VEREADOR CABO VALÉRIO SUGERE IMPLANTAÇÃO DE LAVANDERA COMUNITÁRIA NO BAIRRO IMACULADA

Em indicação encaminhada ao Poder Executivo, o vereador Cabo Valério solicitou estudo de caso para construção de uma lavanderia comunitária que atenda à comunidade do Bairro Imaculada Conceição. De acordo com o agente político, essa obra trará muitos benefícios às famílias, pois “o espaço compartilhado ajudará as famílias carentes, oferecendo condições dignas de trabalho para dezenas de donas de casa que poderão ajudar no sustento do lar lavando roupas, além de impactar de maneira direta no pagamento das contas de água e energia elétrica nas residências”, finalizou.

VEREADOR APOLIANO DO PROJETO DOM COBRA REGULARIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NA COMUNIDADE RURAL VISTA ALEGRE

De acordo com o vereador propositor, ao visitar a comunidade rural Vista Alegre, foi constatado irregularidades no saneamento básico oferecido aos munícipes. Segundo o agente político, moradores o informaram que em toda área pertencente ao bairro existe apenas uma fossa negra, o que é ilegal; “De acordo com a Lei Complementar n° 9, de 10 de setembro de 2020, todos os imóveis rurais devem ter dois tipos de fossa, mas existe apenas uma única fossa negra na comunidade, que foi construída pela prefeitura, o que, ainda de acordo com a lei supramencionada, deve ser substituída por fossas sépticas, ecológicas, ou ainda por uma rede de coleta de esgoto tendo como destino final uma Estação de Tratamento de Esgoto. Diante disso, gostaria de saber se existe a previsão de construção de uma nova fossa para atender às famílias, bem como o porquê deste problema ainda não ter sido solucionado” questionou o vereador em requerimento entregue à Prefeitura.

As fossas negras são caracterizadas, por uma escavação realizada sem nenhum revestimento, tampouco tratamento adequado, onde os dejetos humanos são despejados nesta abertura e entram em contato direto com o solo. Ainda de acordo com o vereador, a fossa existente na comunidade fica ao lado do posto de saúde.

PROJETO “VISITE A CÂMARA” RECEBE ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL AFONSO PENA

 

Ontem, 08, foi dia de visita na Casa Legislativa, que abriu as portas para receber a turma do primeiro ano do Ensino Médio, estudantes da Escola Estadual Afonso Pena. Como parte de um projeto escolar, os alunos acompanhados dos professores Matheus, Marcela e Nilza, visitaram e conheceram um pouco sobre a história da Câmara Municipal e, para a maioria, este foi o primeiro contato com a Casa. “Essa visita vai ficar marcada na vida desses jovens. Muitos chegaram à escola dizendo que vão assistir a uma sessão da Câmara”, relatou a professora coordenadora da visitação, Nilza Helena.

“Ouvir dos adolescentes que esta foi a primeira vez deles nas dependências da Câmara, e poder proporcionar isso através da Escola do Legislativo, por meio do projeto “visite a câmara”, nos mostra que estamos no caminho certo e que não devemos parar por aí. As portas estão abertas aos alunos e demais varginhenses que queiram visitar ou assistir a uma sessão, que ocorre todas as segundas e quartas-feiras”, disse o diretor da Escola do Legislativo, Gleison Marques.

Durante a visita guiada por ele e pelo vereador Professor Rodrigo Naves, os alunos tiveram a experiência de vivenciar como é a rotina dos vereadores em uma reunião ordinária, apresentando projetos de leis desenvolvidos por eles mesmos, votando e discutindo suas propostas. Foram palco de discussão os temas transporte, esporte e segurança no trânsito, assuntos intimamente ligados ao cotidiano dos estudantes e de toda a população.

O projeto “visite a câmara” recebe alunos das escolas do município durante o ano todo e para participar basta realizar o agendamento com a Escola do Legislativo.

 

Subcategorias

Subcategorias

 

Sessões Plenárias

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões
 

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
das 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper