PARTICIPANTES DO PROJETO CÂMARA SÊNIOR TERÃO OFICINAS NA CÂMARA MUNICIPAL

A primeira edição do Projeto Câmara Sênior, idealizado pela Escola do Legislativo Professor Dr. Mário Vani Bemfica, está chegando a sua reta final. Iniciado no mês de junho, o projeto inédito reuniu diversos idosos em um espaço de aprendizado, troca de experiências e interação, mostrando que idade não é desculpa para voltar a frequentar cursos, palestras e adquirir novos conhecimentos.

Os encontros realizados no Propac II, da Vila Barcelona, contaram com a presença de profissionais de diversas áreas que trabalharam assuntos relevantes com o intuito de desvincular a terceira idade da ideia de recolhimento e improdutividade, destacando a importância da sua participação na sociedade. As oficinas foram ministradas pelo Diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida, e também por Poliane Guedes de Souza, Beth Nogueira, Maria de Fátima Silva, Adriano dos Santos Oliveira, Débora Anne Pereira da Silva, Francisco Graça de Moura, Eliane de Oliveira e Rogério Tadeu Branco. De forma dinâmica e interativa, as oficinas abordaram os temas: Motivação, Sexualidade na Terceira Idade, Bullying ao Idoso, Saúde do Idoso, Crimes e Fraudes, Políticas Públicas para os Idosos, Economia Doméstica para os Idosos e o Estatuto dos Idosos.

Os dois últimos encontros do projeto acontecerão na Câmara Municipal de Varginha, nos dias 04 e 11 de setembro, onde serão trabalhados os temas Minha História e Valorização Pessoal e Conhecendo a Política. Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer os vereadores e os trabalhos realizados na Casa, além de conhecer as dependências do prédio histórico que abriga o poder legislativo de Varginha.

De acordo com o Diretor da Escola do Legislativo de Varginha Robson Almeida, o Projeto Câmara Sênior antes mesmo do fim, já pode ser considerado exitoso em seus objetivos, tanto que já existe o convite para a realização de uma segunda turma em outra região da Cidade. “Os participantes aderiram ao projeto e participaram de todas as oficinas com muito entusiasmo, nos mostrando que os idosos de nossa cidade querem seu espaço, voz e vez.  Gostaríamos de agradecer aos parceiros que ajudaram a concretizar esta edição: Conselho Municipal do Idoso, Centro de Convivência do Idoso, Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, CRAS e CREAS, e os palestrantes voluntários que ministraram as oficinas".