VEREADOR CLÁUDIO ABREU PROPÕE PROJETO ANTICORRUPÇÃO EM CONTRATOS DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

O vereador Cláudio Abreu apresentou o Projeto de Lei 27/2018, que torna obrigatória a contratação de seguro garantia de contrato pelas empresas tomadoras de serviço em todos os contratos públicos de obras e de fornecimento de bens ou de serviços de valor igual ou superior a R$80 mil (oitenta mil reais).

O modelo propõe que seja obrigatória a contratação de uma seguradora que ficará responsável pela fiscalização e garantia da conclusão da obra, fornecimento de bens e/ou prestação de serviços. Para o vereador, o projeto irá garantir a execução do contrato com eficiência, sem corrupção ou desvio de verba pública. “O seguro-garantia é previsto no art. 56, da Lei 8.666/93, que estabelece normas para as licitações e contratos administrativos, sendo, porém, facultativo. O projeto torna obrigatória a contratação e evita que o poder público contrate sozinho. É uma forma de garantia de conclusão da obra, uma vez que tendo a seguradora a obrigação de reparar os prejuízos, deverá cobrar da empreiteira o cumprimento de cada prazo e obrigação”, explicou.

Cláudio Abreu acentuou ainda que são de conhecimento público, notícias de inúmeras obras inacabadas por descumprimentos contratuais, ficando a Administração Pública no prejuízo.

“O projeto de lei torna a seguradora um terceiro interessado no correto cumprimento do contrato. Ela passa a garantir a realização completa do objeto do contrato ou paga a Administração o valor necessário para que ela mesma realize, ou ainda, transfira à terceiro”.

A proposta que estabelece a cobertura de pelo menos 50% (cinquenta por cento) do valor do contrato abrange órgãos da Administração Pública direta e indireta, fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo Município. O modelo proposto pelo vereador é adotado nos Estados Unidos desde 1897.

Agora o texto segue a tramitação na Câmara de Varginha e depois irá para a sanção da Prefeitura.

 

 

Sessões Plenárias

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões
 

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper