VEREADOR CARLOS COSTA QUESTIONA DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DO TRANSPORTE DE PACIENTES DA UPA PARA HOSPITAIS

O vereador Carlos Costa apresentou um requerimento, na Câmara Municipal de Varginha, solicitando informações a respeito do transporte de pacientes da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – para hospitais da cidade. O documento, encaminhado ao Prefeito, ao Secretário de Saúde e à Direção da UPA, tem questionamentos sobre de quem é a responsabilidade pelo transporte desses pacientes, por qual motivo faltam ambulâncias para esse atendimento, por que o SAMU não pode atender a esse serviço e o que deve ser feito para que se tenha uma ambulância permanente na UPA.

Carlos informou que foi procurado por uma senhora relatando que estava há mais de cinco horas da UPA, esperando a transferência de seu marido para um hospital local, mas não havia ambulância disponível para a realização do serviço. A família do paciente também entrou em contato com o SAMU, que informou que não poderia fazer o transporte. “É preciso esclarecer quem é o responsável pelo deslocamento de pacientes da UPA aos hospitais do município e o motivo do SAMU não prestar esse tipo de serviço. Também é preciso saber por que a Prefeitura não possuía uma ambulância disponível para o atendimento, sendo que o problema foi resolvido logo após a interferência de vereadores”, disse Carlos, que aguarda a resposta do requerimento para que as providências sejam tomadas a respeito.