VEREADOR LEONARDO CIACCI PEDE IMPLANTAÇÃO DO IPTU VERDE EM VARGINHA

O vereador Leonardo Ciacci apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Varginha, solicitando que a Prefeitura elabore um Programa de Incentivo à Sustentabilidade Urbana, que estabeleça descontos progressivos no IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano - de imóveis que adotarem medidas de redução de impacto ambiental e eficiência energética, conhecido “IPTU Verde”.

Com a instituição desse programa, os proprietários de imóveis que implantarem práticas que preservem o meio ambiente e façam uso de fontes alternativas de geração de energia, como reaproveitamento das águas das chuvas, utilização de energia solar e outras estratégias,  teriam um desconto no valor devido do imposto.

Leonardo Ciacci informou que o desconto progressivo estimulará a adoção de um maior número de medidas benéficas ao meio ambiente, o que gerará um impacto positivo considerável. “Com a adoção das práticas necessárias para a obtenção do benefício, haverá impacto direto na qualidade de vida do cidadão varginhense, uma vez que estas contemplam a destinação adequada de resíduos, técnicas de captação e reaproveitamento de água e formas mais limpas e renováveis de geração de energia, dentre outras diversas práticas listadas como desejáveis”, disse o vereador, solicitando uma atenção especial do Poder Executivo para a implantação do projeto.