Qual escola de Varginha conhece mais a Constituição Federal?

Competição que será realizada pela Escola do Legislativo da Câmara de Varginha, na próxima semana

Será que a Constituição Federal é um assunto que interessa os adolescentes da nossa cidade? A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha prova que sim!
Pela terceira vez a cidade participa da Gincana Regional do Saber e, a cada ano, a etapa municipal da competição tem angariado mais participantes. De uma escola participante em 2015 o número pulou para 12 escolas em 2017, com a participação de 24 alunos.
Na próxima semana, de 10 a 13 de julho, a partir das 9h, no Plenário da Câmara de Varginha, esses alunos irão testar seus conhecimentos sobre a Carta Magna, em um jogo de perguntas e respostas. Assim como nas edições anteriores, o evento promete ser animado. “Usamos uma linguagem bem próxima do universo desses adolescentes, que estão na faixa dos 14, 15 anos, para que o jogo seja atrativo para eles. Dessa forma, conseguimos fazer uma competição bem pra cima e com muito conteúdo”, explicou o diretor da Escola do Legislativo de Varginha, Robson Almeida.
 Cada escola será representada por uma dupla e a cada dia três duplas competem entre si. No final dos quatro dias de gincana, haverá quatro vencedores que se enfrentarão, em busca do título, na final que será realizada no dia 31 de julho. O ganhador representará Varginha na fase regional da competição, que este ano será em Nova Serrana (MG).
O presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Zacarias Piva, acredita que a crescente participação das escolas na Gincana Regional do Saber demonstra que, principalmente os jovens, estão mais atentos sobre seus direitos e deveres e isso, com certeza, fortalece e democracia. “Todos sabemos que precisamos de uma renovação na política e isso só se faz através da educação. A Câmara Municipal de Varginha tem promovido ações, como o Câmara nas Escolas, que demonstram que o Poder Legislativo está interessado em instruir ainda mais nossos cidadãos para que essa triste realidade possa mudar em um breve futuro. Ficamos orgulhosos de ver esses alunos tão dedicados se empenhando em conhecer nossa Constituição. Tenho certeza que quem vencer representará muito bem Varginha na fase regional”, disse Zacarias.
A Gincana Regional do Saber é um projeto realizado em parceria com o Senado Federal por meio do Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL, Dr. Florian Madruga. A cada ano uma cidade diferente sedia a competição. O objetivo é divulgar entre os alunos do Ensino Fundamental II a Lei Maior e a Constituição Federal por meio do livro Constituição em Miúdos e, a partir dele, gerar uma competição saudável entre os estudantes.