Câmara nas Escolas começa e leva educação cidadã para crianças da rede municipal de ensino

Na manhã de hoje (26) foi realizada a primeira edição do Câmara nas Escolas. Promovido pela Câmara Municipal de Varginha, o projeto tem o objetivo de incentivar a educação cidadã. E foi com esse intuito que o presidente, vereador Zacarias Piva, ao lado dos vereadores Zilda Silva, Dudu Ottoni, Buiú do Ônibus e Leonardo Ciacci, visitaram a Escola Municipal José Augusto de Paiva, no bairro Santana. O evento também contou com a participação da secretária municipal de educação de Varginha, Rosana Aparecida Carvalho, da diretora, Cybelle Duarte, professores e colaboradores da Câmara Municipal.

A secretária municipal de Educação, Rosana Carvalho, abriu o evento explicando a importância do projeto, afirmando que as crianças precisam conhecer seus direitos e deveres, assim como seus representantes do Poder Legislativo. Em sua fala, ela incentivou a participação dos alunos nas atividades que foram apresentadas e em suas ações do dia a dia. Após a abertura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Zacarias Piva, apresentou os vereadores presentes e perguntou às crianças sobre seus planos para o futuro profissional, explicando a importância de conhecerem as funções do Poder Legislativo, pois serão elas que cuidarão do futuro do município. “Daqui podem sair nossos futuros prefeitos, vereadores, governadores, deputados e até mesmo presidentes. A importância de estarmos aqui hoje é de orientá-los sobre a importância da política para a sociedade e incentivar que cidadãos de bem se envolvam e participem cada vez mais. Vocês são o nosso futuro e queremos que estejam preparados para as responsabilidades que tem e terão”, disse o presidente.

Encerrando as apresentações, o diretor da Escola do Legislativo de Varginha, Robson Almeida, explicou como os alunos podem participar do Concurso Cultural Combate ao Aedes, que tem o objetivo de dar voz às crianças do município, ouvindo suas ideias para o combate do mosquito Aedes aegypti. O concurso acontecerá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a melhor ideia de cada escola será premiada no mês de outubro. Ao final da visita, os alunos receberam das mãos dos vereadores a Coleção Câmara nas Escolas, uma coleção de cartilhas educativas, que tratam de diversos temas sociais, como Alimentação Saudável, Combate às Drogas, Educação Financeira, entre outros.

O projeto Câmara nas Escolas é uma iniciativa da Gestão 2017, pensando no futuro das próximas gerações. A Câmara Municipal de Varginha agradece à diretora da Escola Municipal José Augusto de Paiva e aos alunos do 6° ano pela receptividade e participação.