Vereador Cláudio Abreu apresenta projeto que prevê fogos de artifício silenciosos em Varginha

Está em tramitação na Câmara de Varginha um Projeto de Lei, de autoria do vereador Cláudio Abreu, que prevê a utilização exclusiva de fogos de artifício silenciosos em eventos realizados no município. O texto foi apresentado pelo vereador durante reunião ordinária na última semana.

O projeto prevê incluir na Legislação Municipal de Varginha, a determinação de que “atividades comemorativas desenvolvidas pela municipalidade ou por particulares, obrigatoriamente utilizarão fogos de artifício silenciosos”.

Na justificativa do projeto, o vereador alega que o texto visa proteger cães, gatos, pássaros e demais espécies do imenso barulho produzido pela queima dos fogos tradicionais, altamente prejudicial aos animais.

“Os ruídos e a conturbação causada pelos fogos de artifícios são extremamente danosos à fauna, sobremaneira à fauna silvestre que habita as cidades, bem como os animais considerados domésticos e domesticados, como cães e gatos”, explica.

Cláudio Abreu frisa também que o projeto visa à segurança dos munícipes. “Caso seja aprovado esse projeto evitaremos muitos acidentes que ocorrem com pessoas durante o manuseio dos artefatos”, destacou.

O vereador complementa que tal atitude garante os direitos animais sem tirar o sentido das apresentações pirotécnicas, pois mantém intacto o brilho dos eventos tradicionais da cidade, retirando apenas o barulho dos fogos.

O Projeto de Lei foi encaminhado para as Comissões competentes da Câmara Municipal de Varginha e aguarda os pareceres serem emitidos para entrar em votação.