Com apoio da Câmara, agentes penitenciários concluem importante curso na área de segurança pública

Dezesseis agentes penitenciários de Três Corações e Varginha concluíram nesta sexta-feira (10) o curso de Reds – Registro de Eventos de Defesa Social – promovido pela Secretaria de Administração Prisional. A solenidade de encerramento contou com as presenças do presidente da Câmara de Varginha, Zacarias Piva, o diretor do presídio, Rodolfo Bandeira, o juiz da vara criminal de Varginha, Dr. Oilson Hoffmann, dos agentes que ministraram o curso, Fabrício e Neilor, além dos agentes que fizeram as aulas.

A capacitação foi realizada graças ao apoio da Câmara Municipal de Varginha que conseguiu o espaço para que os agentes pudessem ter as aulas online. “O diretor do presídio, Dr. Rodolfo, entrou em contato conosco perguntando se a Câmara teria um espaço para emprestar para a realização do curso. Como na sede do Legislativo não temos a infraestrutura necessária para isso, entramos em contato com o Unis, que é grande parceiro nosso, e que prontamente atendeu e ofereceu um laboratório totalmente equipado para a realização do curso. A Câmara sempre estará à disposição para apoiar iniciativas como essa, que visam à qualificação profissional e, principalmente, melhorar a qualidade da segurança pública”, disse o presidente da Câmara, Zacarias Piva.

O diretor do presídio agradeceu muito ao apoio da Câmara e disse que a realização desse curso vai auxiliar no trabalho de todos os órgãos envolvidos na segurança pública. “A partir de agora, os nossos agentes estão capacitados para registrar o Boletim de Ocorrência lá mesmo no presídio, não precisando mais deslocar o reeducando até a Delegacia ou, ainda, levar Policiais Militares, que poderiam estar atuando em outro serviço, para fazer o B.O. É um curso pioneiro no Estado e que dará maior agilidade ao nosso trabalho. Agradeço imensamente ao presidente Piva que acatou nosso pedido e rapidamente conseguiu, juntamente com o Unis, um espaço para nossas aulas”, destacou Rodolfo.
Dr. Oilson também ressaltou a importância do curso e parabenizou os agentes. “Em Varginha podemos ter tranquilidade quanto à garantia dos direitos dos nossos reeducandos graças ao trabalho desenvolvido por vocês. Agora com essa capacitação, melhorará ainda mais e só temos a agradecer pelo empenho de todos”, concluiu o juiz.

EM BREVE CURSO DO SETARIN

Atendendo à reivindicação pessoal do presidente da Câmara de Varginha, o próximo curso a ser realizado pelos agentes será a capacitação do Setor de Arquivo e Informações Policiais – Setarin. “Quando eu estava na labuta da advocacia, vi de perto este grande entrave que é a consulta do Setarin quando do alvará de soltura do preso, fato que demorava até 72 horas. Com a qualificação dos agentes, não mais será necessário o aval da Polícia Civil, com deslocamento dos agentes, oficial de justiça e advogado. Dessa forma, centralizará o serviço e, principalmente, desburocratizará o sistema da liberdade”, explicou o vereador Zacarias Piva. A expectativa é que a capacitação seja realizada em cerca de 60 dias.