Sucesso! É o sinônimo da Escola do Legislativo da Câmara de Varginha

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da participação popular nos rumos políticos de nossa cidade, a instituição tem promovido vários cursos, palestras, seminários, treinamentos e outras atividades, todas gratuitas e abertas para qualquer pessoa interessada em participar.
E o resultado tem sido o mais satisfatório possível e a Câmara vive lotada. Só nos últimos dois meses, a Escola do Legislativo Dr. Mario Vani Bemfica recebeu cerca de 400 pessoas nos eventos promovidos. Um público totalmente diversificado, composto por uma maioria que nunca tinha nem entrado na Câmara de Varginha. "Acredito que essa aproximação da população, por meio da Escola do Legislativo, tem valorizado muito o trabalho desenvolvido pela Câmara de Vereadores. Muitas pessoas que nem sabiam qual era a função do vereador, hoje participam das atividades do Legislativo dando sugestões e até mesmo fazendo críticas que ajudam a melhorar o nosso trabalho", disse o presidente da Câmara, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro.

Atividades para todos
Para que todos tenham acesso à Escola do Legislativo e participem das ações da Câmara de Varginha, as atividades desenvolvidas têm abrangido diversos públicos. Com o Parlamento Jovem, alunos do Ensino Médio têm tido a oportunidade de estar na Câmara uma vez por semana. Além disso, outras atividades têm sido realizadas em parceria com instituições de ensino, atraindo a atenção de estudantes de Varginha.
Já com a realização de palestras, cursos, seminários e demais eventos, diversos tipos de público, como servidores, vereadores, estudantes, empresários, representantes de instituições e de vários outros segmentos têm aproveitado os ensinamentos oferecidos pela Escola do Legislativo. "Achei muito bacana poder participar do Seminário de Direito Político. Acho que essas atividades são importantes não só para candidatos a cargos eletivos, mas para o cidadão comum também, para que a gente não fique ausente disso. E a proposta da Escola do Legislativo acho que é essa mesmo, de levar conhecimento para todo mundo. Afinal, a Câmara é a Casa do Povo e o povo tem que frequentar mais e estar mais por dentro de tudo que tem aqui. Com a Escola, acho que temos um atrativo a mais para estarmos presentes na política da nossa cidade", disse o publicitário, Erick Costa.

A todo vapor
E as atividades não param. Inaugurada em maio de 2015, até hoje a Escola do Legislativo de Varginha já realizou 18 eventos, contando com a presença de cerca de 600 pessoas, com a expectativa destes números aumentarem cada vez mais.
Para os próximos meses estão programas atividades diversas como o Concurso de Redação Águas Políticas, a Gincana do Saber Varginha - que levará a Constituição Federal às Escolas do Município, palestras e cursos voltadas ao Público universitário, entidades do terceiro setor, pessoas com deficiência, líderes comunitários, etc. "A Escola do Legislativo busca em seu planejamento a realização das mais variadas atividades, buscando atingir vários públicos e temas, o retorno positivo obtido através dos participantes tem sido muito satisfatório para a sequência do trabalho", disse o Diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida.