ALUNOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DA CÂMARA DE VARGINHA TÊM AULAS ONLINE

Em tempos de pandemia a ordem é inovar. É o que tem feito a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha que teve que encontrar novas maneiras para realizar suas atividades mesmo com o impedimento da realização de encontros presenciais.

Um exemplo foi a realização da palestra sobre Legislação Eleitoral, ocorrida no início de junho e transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube da Câmara e que foi um sucesso, com o alcance de mais de 1,1 mil visualizações nessas plataformas digitais. “Ficamos muito satisfeitos com a participação popular, de pré-candidatos e da comunidade como um todo, fazendo questionamentos e comentários nesta palestra. Isso demonstra que mesmo sem atividades presenciais a Escola do Legislativo tem conseguido alcançar o público e cumprir sua função de educação política e cidadã”, disse a presidente da Câmara de Varginha, Zilda Silva.

Agora é a vez dos alunos do Parlamento Jovem participarem das atividades de maneira remota. Por meio da plataforma Meet, do Google, estão sendo realizadas as oficinas do projeto, que é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Já foram realizadas duas oficinas, que neste ano abordam o tema: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “As ações de isolamento social impostas pelo novo coronavírus tiveram início logo que iríamos começar nossas atividades do Parlamento Jovem, o que impossibilitou e atrasou toda nossa programação, mas agora estamos com nossos encontros semanais feitos de maneira online e tem dado muito certo. Os participantes tem demonstrado muito interesse e acreditamos que a distância é apenas um detalhe quando temos jovens interessados em ser agentes de transformação”, disse o diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Varginha, Gleison Marques.

Os encontros são realizados todas as terças-feiras, às 19h. Já foram realizadas duas oficinas que contaram com as participações do ambientalista Ronipeterson Landim Costa e com a bióloga e educadora ambiental Jaara Cardoso. A turma conta com 17 adolescentes inscritos. Os alunos têm idades que variam dos 15 aos 18 anos.  Todo o processo de discussão também é feito pela rede social através de um aplicativo de mensagens que é utilizado por todos os alunos.