VEREADORA ZILDA SILVA QUESTIONA SOBRE SAÚDE DA MULHER E MEDIDAS DE PLANEJAMENTO FAMILIAR DURANTE A PANDEMIA

A presidente da Câmara de Varginha, vereadora Zilda Silva apresentou um requerimento encaminhado ao executivo no qual solicita informações sobre providências quanto à saúde da mulher e medidas de planejamento familiar que estão sendo tomadas durante a pandemia da Covid-19.

Segundo Zilda, pandemias aprofundam desigualdades sociais e de gênero e é importante que governantes, gestores, Poder Legislativo e sociedade civil estejam atentos tanto para minimizar os impactos do surto quanto para entender as consequências das próprias medidas de sua contenção sobre a saúde das pessoas, em especial aos setores vulneráveis da sociedade.

“O olhar desta proposição recai sobre a saúde e direitos reprodutivos das mulheres no contexto da pandemia da Covid-19. Há um alerta da Organização Mundial de Saúde de que mulheres gestantes e seus bebês devem ser consideradas população de risco e receber mais atenção durante o surto do coronavírus. Sendo assim, é recomendado que as mulheres considerem a prevenção da gravidez enquanto durar a pandemia”, explicou.

A vereadora destacou ainda que é recomendado ao poder público que invista no fortalecimento das políticas públicas que reforcem o aconselhamento em saúde e planejamento familiar, garantindo maior acesso a métodos anticoncepcionais de longa duração, quando for desejo da mulher, que requisite aos profissionais de saúde que garantam a ampliação da validade de receitas de contraceptivos, bem como o planejamento com relação aos estoques dessas medicações.