Atenta às demandas da população, a Câmara Municipal de Varginha sempre inova com projetos que aproximam ainda mais os vereadores da comunidade, mostrando que o Legislativo varginhense sai às ruas para conhecer os reais problemas da cidade. Desta forma, semelhante ao que já é realizado com os projetos Câmara nas Empresas e Câmara nas Escolas, neste ano de 2019 foi lançado o projeto Câmara Social, com o objetivo de levar o Legislativo até as entidades sociais, para conhecer de perto a realidade desses trabalhos voluntários que tanto contribuem em várias áreas da assistência social do Município.

Iniciado em março, o projeto teve cinco edições durante o ano, com visitas às entidades:

Recanto da Criança Feliz, em março;

Fundação Varginhense de Apoio aos Excepcionais – Fuvae, em abril;

Projeto Bem-te-Vi, em julho;

Centro Cultural da Juventude, em setembro e

Associação Voluntariado Vida Viva, em outubro

Foi muito bem acolhido pela população e pelas entidades que viram na oportunidade uma maneira de expor seus trabalhos e valorizar suas ações. “Sentimos valorizados por sermos os primeiros a receber o Câmara Social. Temos esse trabalho aqui que atende a cerca de 300 pessoas e sempre precisamos de apoio, pois sobrevivemos de doações e de trabalho voluntário. Estamos localizados em uma comunidade carente, que falta muita coisa e receber representantes do poder público aqui demonstra que eles estão preocupados com a gente. Espero que sejamos atendidos nos pedidos que fizemos”, disse Odília, uma das fundadoras da Associação Recanto Feliz.

Na última instituição visitada, no mês de outubro, o sentimento de reconhecimento foi o mesmo. “Receber os vereadores aqui no Vida Viva é muito importante, pois valoriza o nosso trabalho e demonstra que o Poder Público se importa com o que nós estamos fazendo. Esperamos que vários resultados positivos saiam deste nosso encontro aqui”, disse a presidente do voluntariado Viva Viva Rogéria Alvarenga Fernandes.

Para o presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, o objetivo inicial do projeto foi alcançado. “Pretendíamos, com estas visitas, conhecer de perto a realidade destas instituições. Muitos de nós já sabemos o trabalho extraordinário que é realizado pelos milhares de voluntários de Varginha e isso precisa ser reconhecido, valorizado e recompensado. Desta forma, saímos dos nossos gabinetes e fomos até essas instituições ver as suas reais necessidades agora podemos colaborar de uma forma mais efetiva, com embasamento no que vivenciamos de perto. Aproveito a oportunidade para agradecer aos meus colegas da Mesa Diretora, vice-presidente Marquinho da Cooperativa e secretário Carlos Costa pelo apoio na implantação do projeto e aos demais vereadores que se fizeram presentes nestas visitas”, disse Dudu.

Emendas Impositivas

E com a implantação das Emendas Impositivas, agora fica também mais efetivo esse apoio dos vereadores às instituições, pois eles têm a oportunidade de fazer emendas ao orçamento do município indicando onde os recursos devem ser alocados. Possivelmente, algumas dessas entidades já visitadas, caso cumpram com os requisitos, serão beneficiadas com algum valor advindo das emendas impositivas do Legislativo.

 

 

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper