VEREADOR DELEGADO CELSO PROPÕE INSTALAÇÃO DE PONTOS DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Uma proposta apresentada pelo vereador Delegado Celso Ávila, durante reunião ordinária na Câmara Municipal, pretende acabar com o descarte irregular de entulhos de obras e reformas em Varginha.

No pedido encaminhado ao Executivo, o parlamentar propõe que sejam implantados ecopontos de coleta seletiva de materiais e resíduos de construção civil no município, colaborando com a preservação do meio ambiente e com a limpeza da cidade.

“O descarte deste tipo de material nas ruas, nas calçadas, praças e terrenos baldios é uma prática muito comum por toda a cidade, já que esses resíduos não são recolhidos pelos caminhões da coleta de lixo. É uma situação que precisa ser revista, pois, além de se tornar um incômodo para a população, os entulhos acabam gerando outros problemas, como enchentes, a proliferação de animais peçonhentos e a degradação do ambiente urbano”, justificou o vereador.

Dr. Celso destacou, ainda, que a reciclagem dos resíduos de construção e demolição é viável do ponto de visto técnico e ambiental, cabendo à Administração incentivar a sua implementação, inclusive através da viabilização da atividade privada.

“Diversas Prefeituras brasileiras já operam centrais de reciclagem de resíduos de construção e demolição, conhecidos como RCD, produzindo agregados utilizados basicamente em obras de pavimentação, mas para que isso seja possível, são necessárias políticas públicas consistentes, abrangendo áreas de legislação, pesquisa e desenvolvimento, legislação tributária e educação ambiental. Nossa cidade só tem a ganhar com esta iniciativa e, por isso, espero conseguir o apoio da prefeitura para podermos colocá-la em prática”, finalizou o vereador.