CÂMARA NAS ESCOLAS ESTÁ DE VOLTA E ENCONTRO AGORA É COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Mais um projeto que aproxima os vereadores de Varginha da comunidade teve início nesta terça-feira (28). Após o Câmara Social e Câmara nas Empresas, agora foi a vez dos alunos do Ensino Médio receberem a visita dos representantes do Legislativo e tirarem suas dúvidas durante o projeto Câmara nas Escolas.

Cerca de 60 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Correa de Carvalho, no Mont Serrat, conversaram com o presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni e os vereadores Carlúcio Mecânico, Leonardo Ciacci e Zilda Silva. No encontro foi evidenciada a importância dos adolescentes assumirem o papel de protagonistas e entenderem que a atividade política está em tudo o que fazemos. “O Câmara nas Escolas agora será com alunos adolescentes, que estão em uma fase importante da vida, de decisão dos caminhos que querem seguir para o futuro. E nada mais oportuno do que demonstrar para eles a importância que a participação política deles tem para os rumos da nossa cidade”, disse o presidente da Câmara, Dudu Ottoni.

O diretor da E.E. Professor Antonio Correa de Carvalho, Milton a ida dos vereadores até a escola demonstra a evolução da democracia. “Nunca que na minha época de estudante eu imaginaria ter vereadores visitando a escola para ouvir críticas, sugestões, elogios. Esperamos que vocês aproveitem para entender que o vereador é um representante legal nosso e tê-los próximos da gente para nos ouvir e cumprir o papel deles é fazer valer os nossos direitos. Ficamos felizes por abrir as portas da escola, que deve ser um local de debates sobre cidadania e política, sem envolver partidarismo, nem ideologia, mas cumprindo o papel fundamental da educação”, disse o diretor.

Para o vereador Leonardo Ciacci a experiência de falar com alunos mais jovens foi recompensadora. “Eles são o futuro da nossa cidade e estão em um momento importante da vida, onde os caminhos estão sendo traçados. Poder contribuir para que se tornem cidadãos ainda mais conscientes e participantes do seu papel na sociedade é gratificante para nós, vereadores”, disse o vereador.

A vereadora Zilda Silva também gostou da experiência de falar com o público do Ensino Médio. “É uma fase da vida muito especial que esses alunos estão vivendo e poder vir aqui e explicar um pouco sobre Poder Legislativo, sobre participação política, nos deixa muito motivados também. Eles são o futuro da nossa cidade e esperamos que estejam preparados para os desafios que sempre terão na vida. Que nossa vinda até aqui tenha contribuído para que eles conscientizem da importância de serem ativos politicamente”, disse a vereadora.

O vereador Carlúcio Mecânico reforçou a iniciativa da Câmara sempre buscar formas de estar presente nas comunidades. “Esse projeto do Câmara nas Escolas vai de encontro à uma parcela importante da nossa população, que são os estudantes adolescentes. Mostramos que os vereadores de Varginha têm cumprido o papel de serem próximos do povo,  pois não ficamos só esperando que as pessoas nos procurem nos gabinetes. A gente tem ido de encontro às pessoas e demonstrado que temos interesse em representar aqueles que nos elegeram”, disse o vereador Carlúcio Mecânico.

OAB NAS ESCOLAS

Uma parceria especial que incrementou ainda mais o projeto foi a da 20ª Subseção da OAB. Por meio da Comissão OAB vai à Escola foram proporcionadas duas mini-palestras ministradas pelos advogados Renato Klen, que falou sobre Direito Penal e Kelly Bornelli que abordou as principais profissões do Direito. “Foi muito produtiva essa primeira visita, pois estamos somando esforços, juntamente com a Câmara Municipal de Varginha, para chegar até os adolescentes e contribuir com a formação deles. Temos certeza que é uma parceria que está só começando e ainda terá muito mais sucesso”, disse a presidente da Comissão OAB vai à Escola, Ghiselli Moreira Baliza.

O próximo Câmara nas Escolas será no mês de junho, na Escola Estadual Doutor Wladimir de Rezende Pinto, o Polivalente, que fica na Vila Registânea.