PROJETO DO VEREADOR DUDU OTTONI PREVÊ PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA MANUTENÇÃO DE PONTOS DE ÔNIBUS

A Câmara Municipal de Varginha aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Dudu Ottoni, que institui no município o programa “Adote um Ponto de Ônibus”. O objetivo do PL é realizar uma parceria público-privada para implantação, melhorias e conservação de pontos de ônibus da cidade.

O programa caracteriza-se pela adesão espontânea dos interessados, ajustada através de um termo de cooperação, firmado pela Prefeitura de Varginha. “As empresas que adotarem o ponto de ônibus poderão explorar publicidade neles, por meio de equipamentos previamente aprovados pela secretaria competente. Dessa forma, dá a manutenção devida e ganha o espaço para realizar suas publicidades. Claro, que com critérios a serem estipulados”, explicou o autor do projeto, vereador Dudu Ottoni.

O parlamentar ressaltou que existe em nossa cidade um déficit de pontos de ônibus e essa é uma reivindicação dos munícipes que diariamente cobram mais investimentos nos abrigos.

“Sabemos o quanto a população que depende do transporte coletivo urbano fica prejudicada, principalmente nos dias de sol forte e de chuva, a espera do ônibus, pela falta de cobertura adequada nas paradas. Acredito que este projeto possa sanar esse problema e ainda melhorar o aspecto da cidade. Temos que cada vez mais pensar nas parcerias entre o poder público e as empresas privadas para adequar nosso município”, disse Dudu.

LEONARDO CIACCI RECEBE VISITA DE EX-PRESIDENTE DA CÂMARA

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Leonardo Ciacci, recebeu em seu gabinete nessa semana a visita do ex-vereador e ex-presidente do Legislativo por três vezes, Júlio Cazelato.

Na reunião foram tratados diversos assuntos referentes à atuação do Legislativo e, também, trataram do Projeto de Lei que tramita na Câmara que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Município o Dia do Lions Clube. “É importante receber a visita de pessoas que contribuíram e continuam contribuindo com o progresso de Varginha, como o Júlio Cazelato, além disso, demonstramos a importância do trabalho voluntário que o Lions Clube realiza em prol da nossa população e sempre que possível deve ser valorizado”, disse Leonardo Ciacci.

 

VEREADOR ZUÉ DO ESPORTE PEDE INFORMAÇÕES SOBRE CONSTRUÇÃO DE UBS NO IMACULADA

O vereador Zué do Esporte apresentou um requerimento, na Câmara Municipal de Varginha, solicitando ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde, informações sobre a construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS, na Avenida São Francisco, no bairro Imaculada Conceição.

O vereador contou que o objetivo deste requerimento é dar publicidade ao andamento dessa obra, que contribuirá para ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde em Varginha.

“É muito importante a construção dessa UBS, porque isso vai evitar que os moradores do bairro Imaculada tenham que ir pra outros bairros pra serem atendidos. Por isso, é importante que a população saiba quando essa obra irá terminar e ainda, se já existe uma previsão de inauguração”, informou o vereador. 

CÂMARA DE VARGINHA COMEÇA OS ESTUDOS DO PLANO DIRETOR E REÚNE TÉCNICOS EM VÁRIAS ÁREAS QUE AUXILIARÃO NOS TRABALHOS

Os trabalhos para o Plano Diretor já começaram, na Câmara de Varginha. Nesta terça-feira (22) o presidente da Casa, vereador Leonardo Ciacci, se reuniu com representantes de classe que integrarão uma comissão que terá a responsabilidade de auxiliar os vereadores no andamento do projeto na Câmara.

Participaram do encontro, representando o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – Crea/MG -  Leão Donizete Miranda; representando  Unis, o professor e arquiteto Otávio Alvarenga Gontijo; o presidente da Agenda 21 Local, Alencar Filgueiras; o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – Creci/MG – Saulo Tavares e  o presidente do Sinduscon Lagos – Sindicato Municipal das Indústrias de Construção Civil de Varginha – Sebastião Rogério Teixeira. “Agradecemos muito a colaboração de vocês que estão doando tempo para uma causa muito importante. O Plano Diretor é um dos projetos mais importantes de uma cidade e precisamos contar com a parceria de pessoas técnicas, que dominam o assunto, para nos auxiliar”, disse o presidente da Câmara, Leonardo Ciacci.

 Ainda irão compor o conselho a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Varginha – Codema – Jaara Cardoso, um representante da Associação Varginhense de Engenheiros e Arquitetos – Avea; um representante da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Varginha – Aciv – e da subseção de Varginha da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. “Nossa intenção é ouvir todos os segmentos da sociedade que, com certeza, contribuirão muito para a construção de um Plano Diretor totalmente participativo e alinhado com as reais necessidades da população. Nas audiências públicas estaremos abertos para receber as sugestões de todos e a comissão também estará disponível para colher ideias. Não deixaremos de ouvir todos os interessados em contribuir”, concluiu o presidente.

A comissão ainda será nomeada pela Câmara e, a partir de então, começará a discutir todos os tópicos do Plano Diretor. Um relatório final, com as sugestões colhidas durante todo o período de estudos será entregue para os vereadores analisarem e fazerem as alterações necessárias no plano antes de coloca-lo em votação.

No dia 05 de junho, às 19h, no Caic I do Imaculada será realizada a primeira audiência pública, dentro do projeto Câmara nos Bairros. A população de toda a região do entorno do Imaculada pode participar para entender, acompanhar e dar sugestões no Plano Diretor.

VEREADOR CLÁUDIO ABREU PEDE INFORMAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA DE VARGINHA

O vereador Cláudio Abreu está questionando a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, pedindo informações a respeito da situação da educação infantil no município.

Ao apresentar um requerimento na Câmara Municipal de Varginha, o vereador reforçou sua preocupação com a educação e quer saber se no município existem crianças de 0 a 5 anos que não frequentam a escola e que medidas são adotadas para localizar e garantir que elas frequentem as aulas. Ele questionou, ainda, se existe prioridade de acesso dessas crianças em razão da renda familiar. “É importante priorizarmos a educação infantil para todas as nossas crianças, principalmente as mais pobres e garantir, assim, a equidade no acesso à educação em nosso município”, reforçou o vereador.

Ainda de acordo com o vereador a infância é um período especial e crucial na vida das crianças e é justamente nessa fase que adquirem capacidades fundamentais para o seu desenvolvimento e habilidades. “O acesso à educação infantil é um direito da criança e um dever do poder público e estudos científicos já provaram que o ensino escolar nesta fase da criança influencia no desenvolvimento das capacidades motoras, afetivas e do relacionamento social do cidadão, com repercussão direta no seu desenvolvimento pessoal e profissional, por isso é tão importante saber como está essa situação em nosso Município”, concluiu Cláudio Abreu.

VEREADOR DELEGADO CELSO ÁVILA PEDE MELHORIAS NO TRÂNSITO DO BAIRRO PADRE VITOR

Durante reunião ordinária da Câmara de Varginha, o vereador Delegado Celso Ávila solicitou à Prefeitura que realize estudos técnicos para a instalação de uma faixa elevada de pedestres na Rua Elvio Paiva, no Bairro Padre Vitor, em frente ao imóvel de número 280 e ainda que seja verificada a viabilidade de transformar a via pública em mão única.

A indicação visa atender ao pedido de várias pessoas que moram e passam por essa rua e também do Colegiado do Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei - Mundo Encantado, que alegam que o trânsito de veículos em alta velocidade nessa rua tem oferecido perigo a condutores e pedestres. Outro desejo dos moradores, é que a Rua Elvio Paiva seja transformada em mão única, permitindo o trânsito da Avenida Farmacêutico Jair Sant`Ana até a Avenida Doutor Eugênio Paiva Ferreira e impedindo-o na direção contrária.

“É necessário que a Prefeitura realize estudos técnicos de engenharia de tráfego para verificar a medida mais adequada a ser executada na localidade, coibindo o trânsito de veículos em alta velocidade e assim garantir segurança a toda população, principalmente das crianças atendidas pelo Cemei Mundo Encantado. Atendendo ao pedido de várias pessoas que me procuraram é que apresentei essa indicação", concluiu o vereador.

VEREADOR DR. GUEDES PEDE A REALIZAÇÃO DE AÇÕES CONTRA AS QUEIMADAS EM VARGINHA

O vice-presidente da Câmara de Varginha, vereador Dr. Guedes, está solicitando ao Prefeito, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à Guarda Civil Municipal e ao 9º Batalhão de Bombeiros, para que elaborem e executem projetos de conscientização a respeito das queimadas urbanas.

Com a chegada do período de seca, o índice de queimadas urbanas aumenta, trazendo graves consequências ao meio ambiente e à saúde pública. O objetivo dessa indicação é conscientizar a população varginhense por meio de abordagens no trânsito e praças sobre a gravidade das queimadas dentro da área urbana.

“Em várias cidades do país onde medidas de prevenção e combate a queimadas foram colocadas em prática, houve redução de até 80% dos incêndios, garantindo a preservação do meio ambiente e a integridade da população”, informou o vereador.

O parlamentar sugeriu ainda, a estruturação de brigadas mistas, compostas por equipes treinadas com brigadistas e bombeiros, podendo assim, atender com urgência as chamadas dessa natureza em toda cidade.

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper