ESCOLA DO LEGISLATIVO DE VARGINHA CONQUISTA PRÊMIO NACIONAL

A Escola do Legislativo Professor Dr. Mário Vani Bemfica de Varginha participou nos dias 07, 08 e 09 de novembro, do XXXII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, realizado em Curitiba-PR, onde venceu o Prêmio ABEL 2018 na modalidade “Comunidade”.

O evento foi realizado na sede do Tribunal de Contas do Paraná e Assembleia Legislativa do Estado e contou com a presença de mais de 140 participantes de 19 estados e Distrito Federal.

O Prêmio ABEL reconhece e premia anualmente os melhores projetos desenvolvidos por escolas de câmaras municipais, assembleia e tribunais de contas, sendo considerado o maior prêmio do segmento de escolas do legislativo e de contas do Brasil. O prêmio anunciado ao final do encontro foi de grande surpresa às escolas presentes.

A Escola do Legislativo de Varginha conquistou o 1º lugar através do Projeto Nasce um Cidadão, que trabalha a formação cidadã dos alunos por meio do estudo da Constituição Federal.  O prêmio foi recebido no plenário da ALPR lotado, que aplaudiu o trabalho realizado pela Câmara de Varginha.

De acordo com o Diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida, esse é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com responsabilidade e comprometimento, que busca promover a cidadania entre os jovens varginhenses. “Vencer o Prêmio ABEL significa o maior reconhecimento possível para nossa Escola do Legislativo, pois entre os participantes havia Assembleias de vários estados, Tribunais de Contas e Câmaras de Vereadores de cidades maiores. Isso mostra que o trabalho realizado em Varginha é sim bem feito, inovador e hoje uma referência nacional para muitos municípios. É uma vitória da Escola do Legislativo, Câmara Municipal, alunos, familiares e toda a comunidade que participa dos projetos”, disse.

CÂMARA ENTREGA COMENDA DO MÉRITO JURÍDICO AO ADVOGADO GUSTAVO CHALFUN

A Câmara Municipal de Varginha realizou na última quinta-feira (08), sessão solene de entrega da Comenda do Mérito Jurídico Dr. Naylor Salles Gontijo ao advogado Dr. Gustavo Chalfun.

O evento realizado no plenário da Câmara de Varginha foi conduzido pelo Presidente Leonardo Ciacci e contou com a presença de diversas autoridades, amigos e familiares do homenageado, além dos vereadores Carlos Costa, Carlúcio Mecânico, propositor da homenagem, Delegado Celso Ávila, Dr. Alencar Faleiros, Zacarias Piva e Zilda Silva. O vice-prefeito Verdi Lúcio Melo também participou da solenidade.

A denominação da Comenda, instituída em 2015 pela Câmara, é uma homenagem à parte ao Dr. Naylor Salles Gontijo que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Município.

A comenda proposta pelo vereador Carlúcio Mecânico, é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Dr. Gustavo Chalfun na área jurídica no âmbito municipal, estadual e nacional em especial a toda classe de advogados da cidade de Varginha.

Em uso da palavra todos foram unânimes em destacar a importante atuação do advogado.

CÂMARA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS

O Presidente da Câmara Leonardo Ciacci, juntamente com o vereador Buiu do Ônibus, participou na tarde da última quinta-feira do evento de lançamento da Campanha Papai Noel dos Correios 2018 em Varginha.

A solenidade realizada na Escola Municipal Professora Maria Aparecida de Abreu reuniu alunos do 1º ao 5º ano para acompanhar a chegada do Papai Noel que recebeu as cartinhas das crianças e distribuiu doces e balas para os presentes.

Além da comunidade escolar e equipe dos Correios, estiveram presentes o vice-prefeito Verdi Lúcio Melo, a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Solange Conde e imprensa local.

Na ocasião aconteceram também apresentações musicais dos alunos e foi feito o lançamento do selo alusivo à campanha de natal.

“A Câmara fica muito feliz em participar do lançamento dessa campanha tão bonita realizada pelos correios. Essa é uma data muito aguardada pelas crianças que ficam animadas com a possibilidade dos presentes e todo o encantamento do Natal”, disse o presidente da Câmara, Leonardo Ciacci.

Em Varginha as cartinhas podem ser adotadas na agência central dos correios que fica na Praça Quintino Bocaiúva, 124, no período de 09 e novembro à 05 de dezembro.

VEREADOR CARLÚCIO MECÂNICO COBRA MELHORIAS NO BAIRRO DA CERÂMICA

O vereador Carlúcio Mecânico apresentou uma indicação na Câmara de Varginha, que foi encaminhada ao prefeito e ao secretário de obras e serviços urbanos, solicitando que sejam realizadas melhorias no sistema de iluminação e coleta de lixo no bairro da Cerâmica.

A medida, segundo o vereador, atende às reivindicações dos munícipes e busca ampliar a segurança de quem reside e transita pelo bairro, coibindo a ação de vândalos e a prática de delitos.

“Além das melhorias da iluminação pública em alguns pontos do bairro, os moradores também esperam que o serviço de coleta de lixo, que atualmente não atende a demanda existente, passe a ser realizado mais vezes durante a semana, evitando-se assim, o acumulo de detritos”, explicou Carlúcio. 

 

VEREADOR BUIÚ DO ÔNIBUS SOLICITA INSTALAÇÃO DE FAIXA DE PEDESTRES NO BAIRRO CARVALHOS

O vereador Buiú do Ônibus apresentou uma indicação na Câmara de Varginha solicitando a construção de uma faixa elevada para travessia de pedestres ou um quebra-molas na Avenida Cornélia de Carvalho Dominguitto, no bairro Carvalhos.

Segundo o vereador, a solicitação foi encaminhada atendendo às reivindicações dos moradores, que relatam que muitos motoristas trafegam em alta velocidade pelo local, impossibilitando que as pessoas atravessem a avenida em segurança.

“A mencionada avenida interliga os bairros Imperial, Carvalhos, Novo Tempo e Cruzeiro do Sul e, por isso, possui um intenso fluxo de pedestres e veículos, inclusive os ônibus. A instalação de uma faixa elevada para travessia de pedestres contribuirá para aumentar a segurança dos munícipes que frequentam aquela localidade, além de organizar melhor o trânsito e reduzir os riscos de acidentes”, informou. 

VEREADOR CARLOS COSTA SOLICITA MANUTENÇÃO EM PONTOS DE ÔNIBUS

Por meio de uma indicação apresentada na Câmara de Varginha, o vereador Carlos Costa solicitou ao Executivo, a realização de manutenção, incluindo pintura, limpeza e capina, nos pontos de ônibus localizados nos bairros Pinheiros e Mont Serrat.

De acordo com o vereador, o objetivo é atender às solicitações dos usuários do transporte coletivo, que reclamam de diversos problemas nos pontos de ônibus dessas localidades.

“Os munícipes relataram que os referidos abrigos encontram-se bastante deteriorados e sujos. Vários pontos de ônibus, inclusive, estão tomados pelo mato alto. Contamos com o apoio da Administração para o atendimento dessa medida e assim, oferecer mais conforto e segurança aos usuários desse serviço”, justificou Carlos Costa.

ESCOLA DO LEGISLATIVO DE VARGINHA PARTICIPA DO CÂMARA MIRIM DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Escola do Legislativo de Varginha representou a cidade pelo segundo ano no projeto Câmara Mirim nos dias 25 e 26 de outubro em Brasília. O evento reuniu 348 estudantes de todo o Brasil no Plenário Ulysses Guimarães, onde os jovens participaram de debates e votaram projetos de lei elaborados pelos próprios alunos.

Dos três projetos votados, apenas o que prevê a proibição da produção e comercialização de canudos plásticos foi aprovado. Os demais projetos foram rejeitados por inviabilidade técnica e financeira. Os alunos de Varginha demonstraram preocupação com o gasto de recursos e definiram que atualmente é necessário investir em outras prioridades.

Durante a plenária, os alunos Vinicius Romei Guimarães e Cláudia Pederiva fizeram uso da palavra, e juntamente com os demais representantes de Varginha apresentaram um desempenho acima da média, com muita energia e envolvimento.  

Para o diretor da Escola do Legislativo de Varginha, Robson Almeida, os objetivos propostos pelos varginhenses foram alcançados. “Nos dois dias, seja no trabalho de comissões, seja na plenária final, os alunos da Escola do Legislativo de Varginha se destacaram pelo preparo e conhecimento. Outras cidades participantes reconheceram o trabalho realizado por estes jovens que nos orgulham muito. As propostas levadas por eles desde a preparação para o evento foram acatadas e os discursos na tribuna muito aplaudidos”, destacou. 

Além da participação no Câmara Mirim, os alunos tiveram a oportunidade de visitar e conhecer prédios do governo e monumentos da capital, como os Ministérios, o Congresso Nacional, o STF – Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e a Torre de TV.  

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper