FALECIMENTO DO VEREADOR E RADIALISTA CARLOS COSTA

Câmara de Varginha decreta luto oficial de três dias

É com imensa tristeza que a Câmara Municipal de Varginha comunica o falecimento do vice-presidente desta Casa, o vereador e radialista, Carlos Ferreira da Costa Filho.

Carlos faleceu na tarde de hoje (03), aos 62 anos, no Hospital Bom Pastor, onde estava internado desde o dia 18 de julho, com problemas respiratórios.

De acordo com informações de nota oficial emitida pelo Sistema Clube de Comunicação (gerenciado por Carlos Costa), durante o período em que esteve internado, ele passou por diversos exames que reafirmaram seu delicado estado de saúde e identificaram uma mancha no pulmão e uma infecção. Além de todos os problemas que já estava enfrentando ainda testou positivo para Covid-19. O resultado positivo saiu na noite deste domingo (02).

Carlos Costa estava em seu segundo mandato como vereador. Em 2012 foi eleito com 1.529 votos e reafirmando seu incrível trabalho junto à população, foi reeleito em 2016 com 2.737, sendo o vereador mais votado daquela eleição. Atualmente era filiado ao MDB.


Biografia

Natural de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, Carlos Ferreira da Costa Filho nasceu em 11 de março de 1958.

Filho de Carlos Ferreira da Costa e Warde Nasser João Ferreira da Costa, Carlos foi casado com Rosângela Maria Pereira Ferreira da Costa, com quem teve duas filhas: Maria Elisa e Virginia Helena.

Formado em Ciências Físicas e Biológicas, Matemática e também em Técnico em Eletricidade e Eletrônica, Carlos iniciou sua carreira de radialista na Difusora Rio-Pardense. Posteriormente trabalhou em Poços de Caldas, onde gerenciou uma emissora de rádio local e depois seguiu para Pouso Alegre, onde começou a ganhar visibilidade em todo o sul de Minas pela sua eficiência como gerente e pela eloquência nos microfones.

Mudou-se para Varginha em 1994, para gerenciar o Sistema Clube de Comunicação, onde trabalhou com muita dedicação e amor até seus últimos dias de vida.

Por meio do seu trabalho jornalístico no noticiário “Varginha em Foco”, teve a possibilidade de conhecer as dificuldades que a população varginhense enfrentava.

Sempre preocupado com o próximo, em 1998 decidiu adicionar seu toque particular ao noticiário e lançou o quadro “A Voz do Povo”, um espaço totalmente aberto e 100% democrático, onde todos podiam se manifestar, fazer elogios, reclamações e também pedir ajuda.

Sucesso absoluto desde então, “A Voz do Povo” se tornou a marca do locutor que nunca mediu esforços para ajudar quem precisava, incluindo os animais.

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade, Carlos recebeu na década de 90, o Título de Cidadão Honorário Varginhense.

Depois de dar voz a população, acompanhando diariamente os problemas dos varginhenses e tentar ajudar de todas as formas possíveis, em 2012 Carlos decidiu que era hora de tentar fazer ainda mais pela população carente de Varginha, quando se candidatou a vereador pela primeira vez.

Carlos era um vereador atuante, combativo e muitas vezes reconhecido como oposição ao Governo. Mas sempre embasado em representações da população, que era o seu maior foco.

“A Câmara de Varginha perde um vereador muito competente e amigo. Não imaginávamos passar por essa situação de ter que terminar esta Legislatura sem o Carlos Costa aqui. Principalmente eu, que o tinha como um amigo, meu vice-presidente, muito leal e justo. Sentimos muito e nos solidarizamos com a família neste momento de profundo pesar", diz a presidente da Casa, vereadora Zilda Silva.

Em decorrência do falecimento do vereador, foi decretado luto oficial de três dias na Câmara Municipal de Varginha.

 

VEREADOR DELEGADO CELSO COBRA MELHORIAS NO TRÂNSITO DE AVENIDAS IMPORTANTES DA VILA PINTO

O vereador Delegado Celso Ávila apresentou um requerimento na Câmara de Varginha solicitando à Prefeitura informações sobre a possibilidade de se realizar melhorias no trânsito da Vila Pinto, principalmente nas Avenidas Plínio Salgado e Brasil. No documento, ele questiona se há planejamento e recursos para melhoria do trânsito no local, implantação de semáforos, mão única nas referidas vias, sinalização horizontal e vertical e, se caso positivo, solicita que sejam fornecidos dados de investimentos, custos e outros e quando será implantado. O vereador também questiona se existe a possibilidade de  instalar sinalização de parada obrigatória nas esquinas com as vias públicas adjacente quais as medidas foram tomadas diante dos acidentes ocorridos diariamente nessa região e se há possibilidade de instalar placas sinalizadoras de proibição de estacionamento de um dos lados da Avenida Brasil, próximo à Praça do Rodelão.

Em sua justificativa, Delegado Celso Ávila comenta que foi procurado por diversas pessoas que moram naquela localidade e que também passam por ali diariamente e relatam sobre os acidentes diários que ocorrem nesses locais. A maioria afirma que os acidentes estão associados ao excesso de velocidade, fluxo intenso de veículos aliado a imprudência dos motoristas, entre outros.

“As referidas avenidas recebem o fluxo das rodovias de veículos que precisam se deslocar até o centro da cidade e não comportam o pesado fluxo de veículos em mão dupla, sendo necessária a adoção de medidas para ampliar a segurança dos moradores e frequentadores do bairro. Cabe destacar que se trata de vias de ligação importantes que interligam a região ao centro do Município, sendo, por essa razão, intensamente utilizadas pela população e visitantes”, disse o vereador.

No documento ele ainda sugere que o Executivo realize embasado nos dados de ocorrências de acidentes de trânsito registrados pela Polícia Militar e Polícia Civil no período de 2018 e 2020 na Avenida Plinio Salgado e Avenida Brasil na Vila Pinto I e II e com essas informações efetive um projeto que tenha como objetivo melhorar o fluxo do trânsito e a diminuição de acidentes e ocorrências nesses locais.

VEREADOR JOÃOZINHO ENFERMEIRO PEDE MELHORIAS NO ATENDIMENTO A PESSOAS COM AUTISMO

O vereador Joãozinho Enfermeiro encaminhou um requerimento ao Prefeito e ao Secretário Municipal da Saúde, pedindo informações a respeito de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

 

No documento ele questiona se o Município de Varginha possui políticas públicas destinadas exclusivamente para pessoas com autismo, especialmente as crianças.

“Diante da necessidade em atender aos autistas e dar suporte às famílias, solicito estas informações para que os familiares tenham uma resposta sobre as políticas públicas destinadas aos portadores de TEA em nossa cidade”, justificou Joãozinho.

O vereador reforça a responsabilidade que o Estado tem em relação aos cidadãos e diz que é necessário atender a necessidade de todos, promovendo melhores condições de vida, saúde e atendimento médico e psicológico tanto às pessoas com autismo quanto às famílias que são essenciais no desenvolvimento dessas pessoas.

Joãozinho finalizou dizendo que essas medidas buscam assegurar os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista à saúde, educação, assistência e inclusão social.

VEREADOR CARLÚCIO MECÂNICO COBRA MELHORIAS PARA O BAIRRO SANTANA

O vereador Carlúcio Mecânico encaminhou uma indicação ao prefeito solicitando melhorias para o bairro Santana. Entre melhorias pedidas são as seguintes: pavimentação, construção de meio-fio, rede de água e esgoto na estrada de terra que liga a Rua Tocantins com a Rua Vereador José Francisco; redutor de velocidade na Avenida dos Expedicionários; e construção de meio-fio na Rua Xingu.

 

Em sua justificativa ele afirma que essas melhorias são necessárias já que os moradores do bairro estão incomodados com a situação atual em que a rua se encontra. “Os moradores pedem a realização dessas melhorias na infraestrutura do local para proporcionar mais segurança tanto para os que residem quanto para os que frequentam a região. São medidas simples, mas que devem ser realizadas, pois os moradores daquela região também são pagadores de impostos e merecem ver seu dinheiro sendo revertido nessas obras necessárias”, disse o vereador.

Ele encerra dizendo que essas melhorias irão impactar diretamente no bem-estar e qualidade de vida das pessoas que moram e frequentam o bairro.

PLANO DIRETOR COMEÇA A SER VOTADO NA CÂMARA DE VARGINHA NESTA QUARTA-FEIRA

O Projeto de Lei Complementar nº 02/2020 que faz a revisão do Plano Diretor do Município de Varginha começa a ser discutido e votado pelos vereadores nesta quarta-feira (22).

 

Após já ter sido discutido e aprovado no ano passado, o Plano Diretor foi vetado pelo Executivo por algumas inconsistências e voltou novamente este ano para a Câmara. De novo, os vereadores estudaram o projeto, fizeram reuniões, colheram sugestões de técnicos e da Comissão formada para auxiliar o Legislativo neste projeto, além de realizar audiência pública antes de colocar o texto em votação. “Tivemos a cautela de fazer tudo com a maior responsabilidade possível. Se trata de um projeto de grande importância para o desenvolvimento do nosso Município para a próxima década e não podemos deixar que nenhum detalhe passe despercebido. Agradeço imensamente aos meus colegas vereadores que tiveram o comprometimento de participar das reuniões propostas e dos debates acerca deste, que é um dos projetos mais importantes da atual legislatura”, destacou a presidente da Câmara de Varginha, vereadora Zilda Silva.

Nesta terça-feira (20) houve uma última reunião com a participação da presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva, do secretário da Mesa Diretora, vereador Dudu Ottoni, dos vereadores Dr. Alencar Faleiros, Cláudio Abreu, Delegado Celso Ávila, Dr. Fernando Guedes, Joãozinho Enfermeiro e do Assessor Técnico Legislativo, Lourival Oliveira e do Assessor Jurídico, Juliano Comunian para serem discutidos os últimos detalhes do projeto antes de ser colocado em votação.

A expectativa é que o projeto que trata da revisão do Plano Diretor seja discutido e votado em duas sessões. A primeira nesta quarta e a segunda na próxima quarta-feira (29). Quem quiser acompanhar a votação, será transmitida, ao vivo, pelo Facebook da Câmara de Varginha e pelo canal da Câmara no Youtube, a partir das 18h.

VEREADORA ZILDA FAZ INDICAÇÃO DE MELHORIAS EM ESTRADA RUAL DE VARGINHA

A presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereadora Zilda Silva, encaminhou uma indicação ao Prefeito pedindo a substituição do mata-burro na estrada rural de Varginha que liga a Três Pontas, na região da Fazenda Vista Alegre.

Em sua justificativa, Zilda diz que a estrada serve de passagem para outras propriedades rurais e como o mata-burro está quebrado, a passagem de veículos está impossibilitada. “As estradas rurais são extremamente importantes para as comunidades rurais, tanto para o acesso à cidade quanto para o escoamento da produção agrícola. A atual situação causa preocupação quanto aos riscos de acidentes diante das atuais condições do mata-burro naquela localidade”, disse Zilda.

O objetivo segundo a vereadora é atender à reivindicação da população rural do município e contribuir para a segurança e comodidade com devidas melhorias no trânsito e no transporte rural.

VEREADOR CLÁUDIO ABREU SOLICITA MELHORIAS DE SINALIZAÇÃO NA RUA ALAN KARDEC

O vereador Cláudio Abreu encaminhou ao Prefeito uma indicação para que seja feito um reforço na sinalização da Rua Alan Kardec, no Bairro Bom Pastor, próximo à esquina com a Rua Santa Margarida.

Segundo ele o objetivo da medida indicada é que os motoristas de carretas e caminhões sejam melhor alertados sobre a dificuldade de se fazer manobras no local.

Ele justifica dizendo que os moradores presenciam diariamente cenas de caminhões e carretas tendo grande dificuldade em se locomover nessa rua, ocorrendo até de estragarem ao tentar subir a rua, o que causa grande incômodo aos moradores e aos próprios caminhoneiros.

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
das 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper