VEREADORA ZILDA SILVA TRABALHA PELA VOLTA DE UMA DELEGACIA DA MULHER EM VARGINHA

Empenhada em melhorar as condições de atendimento às mulheres que são vítimas de crimes, a vereadora Zilda Silva tem realizado várias ações.

Na semana passada ela recebeu, em seu gabinete, representantes da Comissão da Mulher Advogada da OAB Varginha e, em seguida, apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Varginha solicitando informações sobre o funcionamento da Delegacia Especializada nos Crimes Praticados Contra a Mulher. No documento, ela questionou se existe previsão para que essa delegacia especializada volte a funcionar no Município? Se sim, qual é o prazo e se não, qual o motivo.

Ainda na mesma semana, na sexta-feira (11), Zilda se reuniu com a Deputada Estadual Geisa Teixeira e representantes da Comissão da Mulher Advogada da OAB Varginha, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Varginha, da Defensoria Pública, da Aciv Mulher, do Núcleo de Capacitação para a Paz - Nucap, Associação de Proteção aos Condenados - Apac, da Superintendência Regional de Saúde, dos hospitais Regional e Bom Pastor e da Delegacia Regional da Polícia Civil. Na pauta da reunião foi tratada a reativação da Delegacia Especializada nos crimes praticados contra a mulher e a nomeação de uma delegada para assumir a Delegacia da Mulher. “Essa reunião foi muito produtiva, pois recebemos o apoio da deputada Geisa nessa batalha. Precisamos dar condições dignas de atendimento a essas mulheres, que já sofrem muito com a violência a que foram submetidas. É preciso que tenhamos um ambiente acolhedor e que garanta que as vítimas tenham seus direitos respeitados”, explicou Zilda.

A vereadora disse que o trabalho em conjunto tem chances de gerar resultados. “São muitas entidades e pessoas engajadas nessa causa. Varginha já teve uma Delegada da Mulher e precisa ter isso de volta. Agora, vamos agendar com o Secretário de Estado, que irá nos atender e ouvir nossa reivindicação. Esperamos solucionar essa questão em breve”, concluiu a vereadora.

 

 

 

GRUPO DE TRABALHO DO PARLAMENTO JOVEM DE MINAS É REALIZADO EM VARGINHA

Cidade recebeu alunos das Escolas do Legislativo do Polo Sul de Minas III

 Na sexta-feira, 11, estudantes varginhenses que fazem parte do PJ (Parlamento Jovem), participaram do Grupo de Trabalho da etapa regional na cidade de Varginha. O Parlamento Jovem é um projeto que conta com a parceria da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), PUC (Pontifícia Universidade Católica) e das Câmaras Municipais mineiras.

O PJ acontece em três etapas (municipal, regional e estadual). Todas as ideias e propostas apresentadas pelos estudantes durante a etapa municipal foram apresentadas para discussão, juntamente com a presença das Escolas do Legislativo do Polo Sul de Minas III: composto pelas cidades de Varginha, Santana da Vargem, Três Corações e Três Pontas.

O Grupo de trabalho foi realizado no Auditório da Unifal/Campus Varginha e reuniu cerca de 80 estudantes do ensino médio.

Durante o encontro, os alunos discutiram as propostas elaboradas sobre o tema da edição de 2017 “Educação Política nas Escolas”. As propostas votadas serão discutidas na plenária regional que ocorrerá no dia 23 de agosto em Três Corações. Nessa fase serão escolhidas seis propostas que se juntarão às demais no evento estadual, que será realizado em Belo Horizonte, nos dias 20, 21 e 22 de setembro. 

 

 

VEREADOR ZACARIAS PIVA QUER INFORMAÇÕES SOBRE CASOS DE INFLUENZA A EM VARGINHA

Foi encaminhado ao Executivo Municipal um requerimento do presidente da Câmara de Varginha, vereador Zacarias Piva solicitando informações sobre casos do vírus Influenza A/H1N1 e seus subtipos no município de Varginha.

Zacarias questiona se houve casos de óbito na cidade decorrentes da doença e se os pacientes que comparecem às unidades de saúde com sintomas da doença são submetidos imediatamente aos exames para confirmação do diagnóstico.

“Fui procurado pela família da jovem Nadyne Martins de Jesus, de 21 anos, que foi a óbito no mês de julho próximo passado, no Hospital Regional de Varginha, devido a complicações causadas pelo vírus Influenza A. A jovem citada foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento no dia 1° de julho e no dia seguinte foi transferida para um leito do Hospital Regional, sendo que no último dia 14 a jovem foi a óbito. O resultado do exame que constou positivo para o Vírus Influenza A, segundo a família, ficou pronto apenas no dia 20 do mesmo mês, fato que segundo eles impediu que a jovem recebesse o tratamento correto e eficaz”, destacou o vereador.

De acordo com Zacarias os esclarecimentos são importantes para a população, sobretudo para a família da referida jovem e para evitar que situações semelhantes ocorram novamente.

 

VEREADOR MARQUINHO DA COOPERATIVA PEDE INSTALAÇÃO DE ÁGUA NA PRACINHA DO CORCETTI

O vereador Marquinho da Cooperativa apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Varginha solicitando à Prefeitura que realize a instalação de água na Praça Moacir Elisei, no bairro Jardim Corcetti.

Segundo o vereador, o pedido atende à reivindicação dos moradores que relataram que o local há tempos não passa por manutenção.

“A falta de manutenção da Praça prejudica o seu uso pela população. A instalação de água vai possibilitar que os próprios moradores cuidem do local”, disse o vereador.

Ainda de acordo com o parlamentar a medida é necessária a fim de melhorar o aspecto visual e dar estímulos para que os munícipes usufruam da área coletiva com comodidade.

VEREADOR CARLOS COSTA PEDE CESSÃO DE GUARITA NO CENTRO DA CIDADE PARA TAXISTAS

Através de indicação apresentada durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Varginha, o vereador Carlos Costa solicitou ao Executivo Municipal que ceda em caráter temporário uma guarita que fica localizada na Avenida Rio Branco.

De acordo com Carlos Costa, ela já foi utilizada pela Guarda Civil Municipal, mas agora está abandonada, sem nenhuma manutenção.

“Como existe um ponto de táxi nas proximidades, os taxistas solicitaram que seja cedida temporariamente para que eles possam utilizar e ficarem responsáveis por sua manutenção, pois eles ficam o dia todo no local e muitas vezes se veem em situação difícil, tendo que abandonar o ponto de táxi para utilizarem-se dos sanitários da concha acústica”, explicou.

O vereador diz ainda não haver motivo para a não cessão do espaço para os taxistas, haja vista que o local encontra-se em estado de abandono.

 “Além de terem suas vidas facilitadas, devido à proximidade, os taxistas poderão manter o local em boas condições, evitando sua depredação e, se necessário, como é autorização temporária, poderá reaver o bem público a qualquer tempo”, finaliza.

 

 

VEREADOR DUDU OTTONI PEDE UMA ROTATÓRIA E MELHORIA NA SINALIZAÇÃO DA AVENIDA DOS TACHOS

A instalação de placas de sinalização e a construção de uma rotatória na Avenida dos Tachos, próximo à entrada do Bairro Sete de Outubro, foram assunto de uma Indicação apresentada pelo vereador Dudu Ottoni.

“É imprescindível a construção da rotária nesse ponto pois ajudará a evitar acidentes de trânsito, bem como disciplinar o acesso de veículos que entram e saem do bairro”, defendeu o vereador.

De acordo com Dudu, a Avenida dos Tachos é a principal via de ligação de vários bairros e não acompanhou, no seu trecho inicial, as transformações ocorridas com a implantação desses novos empreendimentos imobiliários.

“Os moradores e pessoas que passam por ali alegam que no local acontecem vários acidentes e que o motivo é não haver sinalização adequada para a realização das conversões. Informam ainda que, no passado, foi demarcada na pista de rolamento a rotatória que, com o passar dos anos, apagou”, finaliza. 

VEREADORES VISITAM FERMAVI EM MAIS UMA EDIÇÃO DO CÂMARA NAS EMPRESAS

Na oportunidade, também conheceram a Fundação Alegria e ficaram encantados com o projeto social mantido pela empresa e que atende cerca de 200 crianças

 Mais uma edição do Câmara nas Empresas foi realizada nesta quarta-feira (9). Desta vez, os vereadores visitaram a Fermavi, que está instalada em Varginha há cerca de 30 anos e emprega aproximadamente 160 pessoas diretamente.

O presidente da Câmara, vereador Zacarias Piva, acompanhado dos vereadores: Buiú do Ônibus, Carlúcio Mecânico, Delegado Celso Ávila, Dudu Ottoni, Joãozinho Enfermeiro (que também é funcionário da Fermavi) e Leonardo Ciacci, participaram, primeiramente, de uma explanação sobre a empresa. O gerente administrativo, Edmilson Cazelato, contou a história da Fermavi e explicou como ela se tornou a principal fábrica nacional de derivados de manganês.

Além de comercializar seus produtos no Brasil, a Fermavi exporta sua fabricação para 16 de países. São mais de quatro mil toneladas de produtos vendidos mensalmente para a América do Norte, Europa e outros continentes. A especialidade são os compostos de manganês, que são utilizados na nutrição animal, nutrição vegetal, indústria de fertilizantes e tratamento de água. “Sentimos muito orgulhosos por saber que essa empresa leva o nome de nosso Município mundo afora. Varginha é referência em vários setores e, com certeza, ter a Fermavi aqui engrandece ainda mais nossa cidade e nossa gente. Foi uma visita muito positiva e que cumpriu o objetivo de mostrar aos vereadores como as empresas de nossa cidade são importantes”, explicou Zacarias Piva.

Trabalho Social

Após conhecer toda a estrutura da empresa e almoçarem no refeitório, os vereadores foram conhecer “a menina dos olhos” da empresa, a Fundação Alegria. Localizada ao lado do setor administrativo da Fermavi, a fundação atende cerca de 200 crianças nos períodos da manhã e da tarde.

Quando foi criada, a fundação oferecia apenas aulas de reforço escolar para filhos de colaboradores da empresa e outros interessados. Hoje, os alunos têm um acompanhamento diferenciado, com nutricionista, psicóloga, dentista, além de receberem uniforme, material escolar, almoço e lanches. “Acreditamos que nossa função não é só vir na cidade e ganhar dinheiro, precisamos fazer diferença nas vidas das pessoas, melhorando o que podemos melhorar. Por isso criamos a fundação e investimos na educação, que é o bem mais precioso que uma pessoa pode ter. A Fundação Alegria e seus alunos nos enchem de alegria”, disse o proprietário da empresa, Sr. Fernando Fernandes.

Câmara nas Escolas

Sabendo da importância desse projeto pioneiro da Fermavi, a Câmara também realizou uma edição extraordinária do Projeto Câmara nas Escolas. O presidente do Legislativo, Zacarias Piva e os vereadores Dudu Ottoni, Joãozinho Enfermeiro e Leonardo Ciacci visitaram a escola e conversaram com os alunos. “A Coleção Câmara nas Escolas, com cartilhas educativas de vários temas, está sendo distribuída para vocês. Com isso, esperamos contribuir para o crescimento pessoal, profissional e humano de vocês. As crianças de hoje são o nosso futuro e daqui podemos ter grandes líderes que se destacarão por fazer bem ao nosso povo. Plantamos hoje uma sementinha e esperamos colher muitos bons frutos”, concluiu Piva.

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

JoomShaper