VEREADOR CLÁUDIO ABREU COBRA MELHORIAS URGENTES NO CANIL MUNICIPAL

O representante da causa animal no Legislativo de Varginha, vereador Cláudio Abreu, encaminhou um requerimento ao prefeito e ao secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos solicitando que seja providenciada a reforma geral no canil municipal.

Segundo o vereador, o espaço destinado aos cuidados de animais em situação de abandono, encontra-se em estado precário e não possui as mínimas condições de funcionamento, chegando a faltar baias, materiais, equipamentos e recursos humanos.

“É muito triste ver o estado de conservação do nosso canil, que não possui uma estrutura mínima para que possa ser considerado um local apto para cumprir com suas funções. A situação é tão grave, que vários protetores me procuraram, pois não estão aguentando mais pagar lar temporário para os animais que recolhem das ruas, o que gira em torno de R$ 150 reais por mês e por animal. Mesmo com esse alto custo, eles preferem pagar o lar temporário a enviar os animais para o canil, já que sabem da realidade de lá”, explicou.

Cláudio afirmou ainda, que não é justo que os munícipes paguem com recursos próprios uma obrigação que é do município e ressaltou que se o espaço estivesse em condições dignas, facilitaria muito a vida dos protetores que atuam de forma voluntária.

“Temos que parabenizar a atual médica veterinária do canil municipal, pois a mesma faz das tripas coração para tentar dar um mínimo de dignidade para os animais que lá se encontram, mas sozinha ela não dá conta. Só para se ter uma ideia, ela acumula as funções de castrar os animais, de fiscalizar o cumprimento da lei pelos munícipes e ainda tem de tratar e medicar os animais. Já passou da hora de Varginha olhar para o canil, já que desde sua aquisição não foi realizado nenhum investimento no local, fazendo com que o mesmo se tornasse um verdadeiro depósito de animais, no qual infelizmente há uma grande proliferação de doenças. Um local que era para cuidar dos animais está virando um verdadeiro campo de concentração”, finalizou o parlamentar, pedindo o apoio do Executivo para o seu atendimento.

 

 

 

ADOLESCENTES VIVEM UM DIA DE PARLAMENTAR EM PROJETO DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DA CÂMARA DE VARGINHA

Viver o processo legislativo na prática. Foi o que fizeram os 25 alunos que participaram da Plenária do projeto Nasce um Cidadão, da Escola do Legislativo da Câmara de Varginha, na última quinta-feira (05). Eles passaram o dia todo na Câmara e vivenciaram cada etapa que precisa ser cumprida até a aprovação ou não de um projeto.

Foram apresentados cinco projetos, de autoria dos próprios participantes do Nasce um Cidadão, que passaram pelas fases de pareceres, emendas, debate e discutiram até mesmo a derrubada ou não de um veto do Executivo. “Foi um dia de total imersão no processo legislativo, onde eles puderam colocar em prática a teoria que debatemos durante as oficinas do projeto. Eles tiveram que emitir pareceres sobre a constitucionalidade dos projetos e se saíram muito bem, pois a Constituição Federal é a base dos nossos encontros”, disse o diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida.

Os participantes do Nasce um Cidadão são estudantes dos oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, das redes pública e particular, com idade de 13 a 15 anos. Eles se reúnem uma vez por semana na Câmara de Varginha, onde participam das oficinas do projeto. Uma das participantes do projeto, a Ana Luiza Rosa teve um Projeto de Lei de sua autoria selecionado pela Câmara dos Deputados como uma das três melhores propostas do Câmara Mirim 2019. A proposta da aluna Ana Luiza Silva Rosa concorreu com quase 900 projetos de todo o Brasil e foi classificada junto com mais dois projetos de estudantes da cidade de Joinville (SC).

O projeto apresentado por Ana Luiza propõe a diminuição do uso de agrotóxicos para a preservação das abelhas e exige que produtores rurais disponibilizem parte da propriedade para o desenvolvimento destes importantes polinizadores.

“Ficamos orgulhosos dos nossos alunos e de como se comprometem em estudar e debater, com qualidade, aquilo que é proposto. A Escola do Legislativo da Câmara de Varginha é uma referência positiva para os jovens, para a nossa cidade e até mesmo para o Brasil”, disse o presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni.

Além do presidente da Câmara, os vereadores Delegado Celso Ávila e Leonardo Ciacci participaram da abertura da Plenária e elogiaram a atividade, desejando bom trabalho aos estudantes.

 

 

VEREADORES SE REÚNEM PARA DISCUTIR EMENDAS AO PLANO DIRETOR MUNICIPAL

Os vereadores da Câmara Municipal de Varginha estiveram reunidos durante toda a tarde de ontem (05) para estudar e discutir as emendas apresentadas ao projeto do Plano Diretor que está em tramitação na Casa.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni e os vereadores: Cláudio Abreu, Delegado Celso Ávila, Dr. Fernando Guedes, Leonardo Ciacci, Zilda Silva. Também estiveram presentes a servidora da Câmara, Adriana Mendes e os membros da Comissão Técnica do Plano Diretor, que é formada por técnicos de várias áreas e que foi instituída pelo legislativo com o objetivo de reunir representantes de classes da cidade para auxiliar nos trabalhos.

O Diretor do Departamento de Geoprocessamento, Ronaldo Lima, da Secretaria de Planejamento, que é a responsável pelos estudos e elaboração da proposta do novo Plano Diretor de Varginha também esteve presente mais uma vez a pedido da Câmara.

“Por se tratar de um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento municipal é importante que todas as emendas sejam discutidas amplamente para que seja aprovado um plano que venha de encontro ao progresso da nossa cidade. Estamos trabalhando exaustivamente nesse projeto para que ele seja realmente um norteador para o futuro de Varginha”, disse o presidente Dudu Ottoni.

O Plano Diretor é uma lei municipal elaborada pelo Poder Executivo e aprovada pela Câmara dos Vereadores, que estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento inclusivo e sustentável da cidade. O Plano pode ser traduzido como uma ferramenta central de planejamento dos municípios brasileiros.

CÂMARA HOMENAGEIA APOLLO ESPORTE CLUBE COM MOÇÃO DE APLAUSO

O Apollo Esporte Clube, que atua na área esportiva e em ações sociais no município de Varginha, recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal pelos 50 anos de sua fundação.
A honraria, de autoria do vereador Delegado Celso Ávila, homenageou a agremiação fundada em 1969 pelo professor Antônio Pedro Terra que ao longo de décadas formou jogadores e alunos exemplares, sendo destaque em diversas categorias do futebol local e regional. Revelou ainda vários jogadores que atuaram profissionalmente em diversos times de Varginha e região.
“Mesmo cessando suas atividades, o Apollo Esporte Clube vive nos corações de seus ex-integrantes, aproximando amizades antigas e distantes, concretizando a certeza que o caminho do esporte é o caminho do equilíbrio, da saúde e dos amigos”, destacou o propositor Delegado Celso Ávila enfatizando os encontros de confraternização realizados anualmente pelos integrantes do clube.
Falando em nome da Câmara, o vereador Afonso Monticelli, que também é apollense, agradeceu ao vereador Delegado Celso pela homenagem destacando as ações do Professor Antônio Terra. “Tive o privilégio de participar das aulas do professor por oito anos e juntamente com meus companheiros tive a alegria de ter o professor Antônio Terra como nosso amigo, companheiro e treinador”, disse.

VEREADOR ZACARIAS PIVA SOLICITA OBRAS DE INFRAESTRUTURA NO PARQUE MARIANA

O vereador Zacarias Piva encaminhou uma indicação ao Executivo, solicitando que sejam realizadas obras de infraestrutura e o asfaltamento do trecho no final da Rua José Batista da Silva fazendo a interligação com a Rua Ismael Onofre, no bairro Parque Mariana.

Ele destacou a necessidade de estratégias e melhorias em relação à circulação, ao trânsito e a mobilidade urbana, principalmente nos bairros onde o fluxo de pessoas é grande e os acessos ainda são insuficientes, como ocorre no referido bairro.

“Atualmente, um dos únicos acessos ao bairro Mariana é através da Avenida Celina Ottoni, porém o retorno na avenida que facilitava entrar no bairro foi fechado e segundo o Departamento Municipal de Trânsito essa medida foi necessária devido ao elevado índice de acidentes do local. Ocorre que os moradores do bairro ficaram bastante prejudicados, em especial aqueles que residem no perímetro inferior, mais próximo a Fertipar, pois uma das poucas opções para adentrar no bairro é fazendo todo o contorno e retornar na rotatória da Avenida Celina Ferreira Ottoni, situação que causa transtornos principalmente no horário de pico”, explicou.

Ainda segundo Zacarias, a interligação das ruas facilitará o acesso dos moradores ao bairro e também as áreas centrais do município, melhorando a fluidez do trânsito e colaborando para evitar o congestionamento e a ocorrência de acidentes na Avenida Celina Ottoni.

“A interligação das referidas avenidas resultará em benefícios significativos para a população varginhense, sendo uma obra simples, com custo relativamente baixo, que pode ser realizada em um curto espaço de tempo, mas que demanda planejamento, empenho e agilidade da parte do Executivo”, finalizou o vereador. 

 

VEREADOR DELEGADO CELSO ÁVILA PROPÕE IMPLANTAÇÃO DE FOSSAS ECOLÓGICAS EM PARCERIA COM A EMATER

O vereador Delegado Celso Ávila apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Varginha, pedindo à Prefeitura que promova ações de incentivo, apoio e fomento à substituição de fossas sépticas por fossas ecológicas nas áreas urbana e rural do município, em parceria com a Emater.

A proposta do parlamentar é utilizar a tecnologia a favor do meio ambiente e reduzir drasticamente o esgoto a céu aberto e as fossas convencionais que são encontradas na região.

“As fossas ecológicas já são realidade em algumas escolas rurais de nossa cidade e a experiência tem apresentado resultados altamente positivos, por isso, nosso desejo é que este projeto possa atingir mais pessoas, levando soluções sustentáveis aos locais onde não há rede de esgoto”, disse.

Dr. Celso destacou, ainda, que as ecofossas possuem um custo relativamente baixo na instalação e na manutenção se comparada às outras opções, além de ser uma solução ambientalmente correta para o tratamento do esgoto. 

 

VEREADOR CARLÚCIO MECÂNICO COBRA MELHORIAS NO BAIRRO SANTANA

O vereador Carlúcio Mecânico solicitou ao prefeito, ao secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos e à Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, que sejam realizadas melhorias no bairro Santana.

O pedido inclui a realização de serviços de varrição, limpeza e capina; operação tapa-buraco em diversas ruas do bairro, especialmente na Rua Vereador Paulo Júlio; construção de calçadas e o recolhimento de entulhos na Rua Xingu. Ele solicitou ainda, a poda e o corte de uma árvore próxima à rede elétrica na Rua Vereador Estelino Pereira, em frente ao número 169, e a construção de faixas elevadas para travessia de pedestres na Avenida Dom Othon Motta.

“Peço o apoio do Executivo para que as reivindicações dos moradores do Santana sejam atendidas o mais breve possível, pois há pelo menos três anos venho apresentando proposições cobrando melhorias para o bairro e até o momento nada foi feito, sendo que algumas questões inclusive vêm se agravando ao longo do tempo. A faixa de pedestres elevada é uma demanda urgente, que pode evitar que pessoas morram no local e já passou da hora de ser resolvido esse problema”, informou Carlúcio. 

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper