Biografia do Presidente
Marcos Clepf
40º Presidente
1983 à 1984

Marcos Clepf nasceu em Varginha em 15 de janeiro de 1928, filho de Bernardo Clepf e Ana Clepf. De seu casamento com Terezinha Gallo Clepf, nasceram os filhos: Tânia, Suelena, Consuelo, Marcos, Carlos Roberto e Sumara, que lhe deram onze netos. Marcos Clepf é um homem que sempre se preocupou com os problemas que afligem, de forma desumana, as comunidades mais sofridas da cidade. Embora não tivesse força suficiente para lutar e defender as causas comunitárias diante dos obstáculos e imposições do poder público, Marcos lutou e esperou pacientemente, até a chegada das eleições Municipais de 1958, quando ingressou na vida pública, conseguindo se eleger Vereador com 214 votos, pelo Partido da Representação Popular (P.R.P.).

Como prova insofismável de seus relevantes serviços prestados à comunidade Varginhense, Marcos, se elegeu novamente nas eleições Municipais de 1966 com 304 votos pelo Movimento Democrático Brasileiro (M.D.B.), na gestão do Prefeito Jacy de Figueiredo. Finalmente nas eleições de 1982, o povo de Varginha consagrou seu grande líder político, derramando nas urnas para Marcos Clepf, a votação mais expressiva que um Vereador poderia conquistar na história política de Varginha.

Eleito com 1066 votos, e chegando consequentemente à Presidente da Câmara Municipal, presidiu o referido órgão de 1983 a 1984, chegando pela sigla do PMDB.

Foi Reconhecidamente considerado por todos da imprensa varginhense, o Vereador mais atuante de 1984 e logo após presidiu de forma brilhante a Associação Comunitária de Habitação Popular.

Depois de ocupar o cargo de chefe de serviços de Promoção Social, Marcos Clepf foi convidado para ocupar inteiramente, o posto de Secretário do Bem Estar Social.

É muito importante ressaltar que no início de sua segunda gestão como Vereador, Marcos Clepf, implantou o "Tiro de Guerra" em Varginha (1967) ganhando o apreço, a confiança e a credibilidade de todos os setores comunitários de nossa cidade que crescia acentuadamente.

Marcos Clepf foi um dos raríssimos casos de abnegação, luta e trabalho em defesa de Causa Pública e da Justiça Social, como o Vereador em nossa Câmara Municipal mas, nem por isso, se deixou envolver pela vaidade. Marcos Clepf, o projeto "Mutirão Nacional", conseguindo recursos para a construção de 250 Casas Populares, beneficiando várias famílias que não tinham o menor recurso para possuírem uma casa própria.

Marcos Clepf não podia parar, pois estava sabendo das dificuldade das mães na alimentação dos seus filhos, recorreu aos órgãos Federais competentes, trazendo, e implantando o "Programa do Leite" distribuindo 1.000 litros de leite diários às famílias que não possuiam recursos para comprar leite para seus filhos, embora, este programa viesse a ser desativado 14 meses mais tarde pelo Presidente Federal Collor de Melo.

Marcos sempre soube aproveitar muito bem o seu relacionamento com políticos importantes da área Estadual e Federal, tanto que, em novembro de 1987, intermediou verbas para as obras do Cenáculo de Varginha e Educandário Olegário Maciel devido a forte influência Geraldo Alencar; que na ocasião ocupava interinamente o cargo de Ministro do Planejamento.

Construiu através da Sociedade Comunitária de Habitação Rural, 5 casas para famílias carentes e arco com a mão-de-obra de 20 casas para favelados que viviam em situação precária e sub-humana no bairro Corcetti. Propiciou centenas de financiamentos para a compra de material de construção iniciadas por pessoas de baixa renda que estavam com suas obras paralisadas por falta de recursos financeiros, financiando através da Sociedade Comunitária, centenas de padrões da Cemig, beneficiando aos moradores de baixa renda que necessitam do conforto da iluminação.

Na área de lazer, Marcos realizou a 26a festa da "Queima de Judas" uma festa alegre e divertida que leva à Vila Barcelona, numa concentração de mais de 5.000 pessoas em uma área repleta de várias modalidades, diversões e shows musicais que culmina com a esperada e tradicional Queima de Judas. Marcos é reconhecido pela comunidade varginhense como um homem de bom coração e bastante gêneros,o pois a 17 anos vem realizando "O NATAL PARA AS CRIANÇAS" dos bairros carentes da cidade com farta distribuição de brinquedos para garotada.

Em 1958, conseguiu o primeiro telefone público para a Vila Barcelona que é considerado um dos bairros mais populosos de Varginha.

Marcos articulou de forma objetiva em 1985, as reivindicações feitas pelos servidores Públicos Municipais para que fosse concedido a todo funcionalismo, incluindo os inativos e pensionistas, um aumento salarial condizente, e de percentuais superiores ao do último reajuste realizado em novembro/84, sendo sua proposta aceita por unanimidade na seção da Câmara Municipal.

Homem de bons princípios e religioso, Marcos Clepf recorreu ao chefe do Executivo em 1984 para que estudasse as possibilidades e a conveniência da construção de uma Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no buracão existente no bairro Vila Floresta.

O santuário foi um grande incentivo de religiosidade a nossa gente e principalmente aos moradores das Três Bicas e Vila Floresta. Nesta época o Poder Executivo era Governado pelo Prefeito Dr. Dilzon Luis de Melo.

 

Sessões Plenárias

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões
 

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper