Biografia do Presidente
João Vidal Filho
25º Presidente
1952 à 1955

João Vidal Filho era filho de João Vidal Mercadet e de Antônia Caral Batedt, imigrante Espanhois aqui chegados nos fins do século passado. João Vidal Filho nasceu em nossa cidade no dia 7 de julho de 1902. Servente de seu pai que era pedreiro, e mais tarde, pedreiro. João Vidal Filho inteligente, autodidata, mais tarde veio a tornar-se construtor, havendo trabalhado sob a chefia de vários engenheiros, como o Dr. Maurício de Barros, Brás Paione, etc. Desde menino João Vidal Filho já apresentava facilidade em aprender as coisas, mostrando-se uma pessoa equilibrada, compreensiva e tolerante.

Religioso não procurava contestar ou doutrinar aos que não rezassem pela sua cartilha. Seus conselhos foram sempre repassados do melhor bom senso, apaziguando os ânimos e induzindo à paz. Em hipótese alguma optava pela violência, era pacífico de coração e calmo de espírito.

No tempo de mocidade fora militante da combativa e atuante "Liga Operária Varginhense", de cuja fundação em 1o de janeiro de 1913 seu pai, João Vidal Mercadet, foi um dos participantes e eleito como seu Vice Presidente. Foi ainda professor da escola noturna dessa sociedade de 1919 a 1921, quando dela era Presidente e seu cunhado Alfredo Braga Carvalho.

Casou-se em 1921 com Maria Roquim Peren, descendente de imigrantes Italianos vindos para a fazenda do Sr. Matheus Tavares. Desse casamento tiveram 7 (sete) filhos: - Tereza, falecida nos primeiros meses de vida, João, Magdalena, José, Luís, Tereza e Judith. Filiado ao PSD, naquele tempo sob chefia do Dr. Francisco Rosenburg, foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal para a qual foi eleito com maior número de votos.

Eleito em 1950, governou Varginha com dignidade e honradez, tendo sido um de seus mais dinâmicos administradores. Foi em sua gestão, grandemente ampliado o asfaltamento da cidade. Cuidou da água e do esgoto aumentando sua capacidade, numa época em que as prefeituras viviam em completa situação de miséria. Quando transferiu o cargo a seu sucessor José Bueno de Paiva, saiu do prédio da prefeitura carregado pelo povo, o que comprova a consideração que todos lhe devotavam.

João Vidal Filho faleceu em 4 de março de 1970, como um simples e humilde operário que sempre fora.

 

Sessões Plenárias

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões
 

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper